Connect with us
Instituto Crescer Legal - Empreendedorismo e Transformação no Campo Instituto Crescer Legal - Empreendedorismo e Transformação no Campo

Jovem Aprendiz

Instituto Crescer Legal – Empreendedorismo e Transformação no Campo

Published

on

Introdução

Fundado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco, o Instituto Crescer Legal é um projeto que visa impulsionar o desenvolvimento no meio rural através da educação. A iniciativa, que já completa nove anos, oferece qualificação aos adolescentes por meio de um curso voltado ao empreendedorismo e à gestão rural.

Neste artigo, vamos explorar a contribuição do Instituto Crescer Legal para a transformação do campo, a experiência dos participantes do programa e os benefícios que o empreendedorismo rural pode trazer para os jovens e suas comunidades.

Advertisement

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural

O Instituto Crescer Legal criou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural com o objetivo de incentivar os jovens a identificar e desenvolver oportunidades no campo.

Em 2024, o programa beneficiou 167 jovens de sete municípios, incluindo 50 do Vale do Rio Pardo. Os jovens participantes do programa são filhos de agricultores que passam a integrar o programa de aprendizagem.

Advertisement

Durante a formação, que tem início em março, os aprendizes recebem um salário proporcional à carga horária do curso, de 20 horas semanais (totalizando 800 horas), além do certificado de conclusão do curso.

Impacto na Comunidade Rural

O programa tem trazido grandes expectativas para as famílias do interior de Vera Cruz e outras regiões. Com a formação, os jovens têm a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos que podem ser aplicados na melhoria de suas propriedades rurais.

Advertisement

Além disso, o programa também contribui para manter os jovens no campo, evitando o êxodo rural e incentivando o desenvolvimento local.

Experiência dos Participantes

A experiência dos participantes do programa tem sido extremamente positiva. Vanessa Ferreira Baise, educadora rural que faz parte da primeira turma do programa, afirma que a iniciativa ajudou a ‘abrir os olhos’ para as possibilidades do meio rural.

Advertisement

Outra participante, a estudante Bianca Luisa Wink, de 14 anos, revelou que o programa transformou sua perspectiva em relação à propriedade rural de seu pai. Antes do programa, Bianca não imaginava que seu futuro poderia estar no campo. Agora, após iniciar o programa de Aprendizagem Profissional Rural, ela deseja dar continuidade aos negócios da família.

Conclusão

O Instituto Crescer Legal tem desempenhado um papel fundamental na transformação do meio rural. Ao oferecer educação e formação em empreendedorismo e gestão rural aos jovens, o instituto está ajudando a criar uma nova geração de líderes rurais que têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento de suas comunidades.

Advertisement

Através de sua ação, o instituto reforça a importância da educação e do empreendedorismo como ferramentas de transformação social e econômica no campo.

Os exemplos de Vanessa e Bianca ilustram o impacto positivo que o programa tem na vida dos jovens participantes, abrindo novas perspectivas e incentivando-os a buscar oportunidades no campo.

Advertisement

Em um mundo cada vez mais urbanizado, iniciativas como o Instituto Crescer Legal são essenciais para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades rurais.

Nota: Este artigo é uma interpretação original baseada em informações de fontes públicas e não deve ser considerado um relato factual. A intenção é fornecer um panorama geral do programa e suas implicações para os jovens e comunidades rurais.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.
Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement