Connect with us
Impulso Jovem Digital - Uma revolução na aprendizagem e integração ao mercado de trabalho Impulso Jovem Digital - Uma revolução na aprendizagem e integração ao mercado de trabalho

Jovem Aprendiz

Impulso Jovem Digital – Uma revolução na aprendizagem e integração ao mercado de trabalho

Published

on

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em conjunto com a Ada, uma empresa especializada em formação tecnológica, lançou recentemente um programa inovador de aprendizagem chamado Impulso Jovem Digital. O programa tem como objetivo principal capacitar jovens para as demandas atuais do mundo do trabalho, especialmente no que tange ao universo digital.

ing – 2024-04-16 14:07:59.668969## Uma proposta revolucionária

Diferente dos programas de aprendizagem convencionais, o Impulso Jovem Digital foca não só no desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também na correção de lacunas em disciplinas básicas como português e matemática, que muitas vezes comprometem a produtividade dos aprendizes nas empresas onde atuam.

Advertisement

> ‘Com este programa, e o ensino do inglês e de disciplinas ligadas ao mundo digital, as taxas de efetivação dos jovens aprendizes tendem a aumentar’, diz Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE.

Como funciona o Impulso Jovem Digital

O programa é voltado para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Antes de começar a trabalhar, os selecionados passam por uma capacitação teórica.

Advertisement

> ‘Desenvolvemos um programa de aprendizagem mais condizente com as atuais demandas do mundo do trabalho‘, afirma Felipe Paiva, CEO da Ada.

A grade curricular é composta por mais de 500 horas de aulas, incluindo disciplinas como inteligência artificial (IA), matemática aplicada à informática, estatística, documentação técnica de rotinas e projetos e banco de dados.

Advertisement

O papel do ensino de português e matemática

Um dos diferenciais do novo programa é a inclusão de professores de português e matemática nas salas de capacitação.

> ‘Se as defasagens não forem corrigidas, cria-se uma bola de neve que pode impactar toda a trajetória profissional dos jovens aprendizes‘, argumenta Dib.

Advertisement

Aulas de inglês e IA

As habilidades desenvolvidas no programa são úteis para profissionais dos mais diversos departamentos e até para aqueles que desejam seguir carreira na área de tecnologia da informação (TI).

O programa responde ao que as empresas buscam

O Impulso Digital atende diretamente às necessidades das empresas, desenvolvendo habilidades alinhadas com as profissões do futuro.

Advertisement

> ‘O Impulso Digital responde imediatamente ao que as empresas precisam‘, afirma Renata Citron, diretora de Educação do iFood.

Parceria com o Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza, parceiro de longa data do CIEE, está empenhado em transformar muitos de seus estudantes em jovens aprendizes.

Advertisement

> ‘O programa prepara os estudantes para atuarem como protagonistas em um mercado em constante evolução‘, afirma Laura Laganá, do Centro Paula Souza.

Impacto potencial do programa

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 500 mil jovens aprendizes. Se a cota obrigatória mínima fosse cumprida, o país teria 1 milhão. Com o Impulso Jovem Digital, esse número poderá ser alcançado mais cedo.

Advertisement

Conclusão

Com o lançamento do Impulso Jovem Digital, o CIEE e a Ada estão dando um grande passo rumo à modernização e à ampliação do alcance da Lei de Aprendizagem no Brasil. O programa é uma resposta direta aos gargalos enfrentados pelas empresas e promete ser uma revolução na aprendizagem e integração dos jovens ao mercado de trabalho.

Créditos: EXAME Solutions

Advertisement

Fique ligado

Acompanhe as últimas notícias e atualizações sobre o Impulso Jovem Digital e outras iniciativas de aprendizagem aqui no nosso blog. Inscreva-se para receber nossas newsletters e fique por dentro de tudo!

Inscreva-se paranoticia.com’>ESG na cadeia de Food Service: um imperativo para o futuro dos negócios
2. paranoticia.com’>’Papel das empresas no combate à fome é fundamental’, diz diretora do Pacto contra Fome
4.