Connect with us
6 Mitos e Verdades Sobre Processos Seletivos Anônimos 6 Mitos e Verdades Sobre Processos Seletivos Anônimos

Jovem Aprendiz

6 Mitos e Verdades Sobre Processos Seletivos Anônimos

Published

on

Os processos seletivos anônimos estão ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Com a promessa de aumentar a diversidade e reduzir o viés inconsciente, eles têm se tornado uma ferramenta poderosa para empresas e candidatos. No entanto, como qualquer nova tecnologia, existem muitos mitos e verdades em torno de seu uso. Vamos desvendar alguns deles.

Índice

1. A Tecnologia Inibe as Pessoas
2. A Tecnologia Aumenta a Diversidade nas Empresas
3. Essas Ferramentas Escondem as Pessoas
4. Seleções por Vídeo Anônimas Reduzem Vieses Inconscientes
5. As Pessoas Evitam a Modalidade Remota
6. Pode ser Usada para Todos os Cargos
7. Conclusão
8. Referências

Advertisement

A Tecnologia Inibe as Pessoas

Mito

A ideia de que a tecnologia inibe as pessoas é um mito. De fato, o que importa é que o ambiente de entrevista seja seguro, gentil e respeitoso. ‘O objetivo é deixar todos os participantes sempre muito confortáveis, principalmente o entrevistado, para que ele possa desenvolver a conversa e consiga transmitir de forma clara suas necessidades e aspirações profissionais’, afirma Cammila Yochabell, CEO da Jobecam, uma empresa especializada em Diversidade e Inclusão.

A Tecnologia Aumenta a Diversidade nas Empresas

Verdade

As plataformas de seleção têm campos de filtro e busca para vagas afirmativas. As organizações podem inserir cargos para pessoas negras/pretas, mulheres, comunidade LGBT, pessoas com deficiência, povos indígenas, quilombolas, etc. Isso atrai mais talentos desses grupos, aumentando a diversidade nas empresas.

Advertisement

Essas Ferramentas Escondem as Pessoas

Mito

Uma preocupação comum é que essas ferramentas possam ‘esconder’ os candidatos. No entanto, Cammila Yochabell explica que essa é uma ressalva infundada. ‘A prática das entrevistas por vídeo e anônimas evidencia as reais habilidades profissionais e não características físicas ou emocionais dos talentos’, esclarece.

Seleções por Vídeo Anônimas Reduzem Vieses Inconscientes

Verdade

Focar a entrevista na trajetória e aptidões profissionais do candidato ajuda a reduzir os vieses inconscientes. ‘Conseguimos reduzir essas interpretações prévias sobre uma pessoa apenas pelas suas características pessoais, físicas e/ou comportamentais, tornando o processo até mais condizente com a vaga, pois miramos nas habilidades competentes à posição’, diz Cammila.

Advertisement

As Pessoas Evitam a Modalidade Remota

Mito

Apesar da crença comum, a pandemia trouxe uma mudança na nossa relação com a tecnologia. ‘Outro ponto importante, gosto sempre de lembrar, muitas pessoas descartam a possibilidade da entrevista in loco por falta de dinheiro para o transporte, por exemplo’, comenta Cammila.

Pode ser Usada para Todos os Cargos

Verdade

A seleção anônima e por vídeo pode ser utilizada para qualquer cargo, desde vagas para Jovem Aprendiz, estagiários/trainees até diretores de empresas.

Advertisement

Conclusão

Os processos seletivos anônimos são uma ferramenta valiosa para promover a diversidade e reduzir o viés inconsciente. Contudo, é essencial que as empresas compreendam os mitos e verdades em torno dessa tecnologia para implementá-la de forma eficaz.

Referências

1. 6 mitos e verdades sobre processos seletivos anônimos
2. Jobecam
3. Infojobs

Advertisement

Nota: Este artigo foi escrito com base em pesquisas e não reflete necessariamente a opinião do autor. Por favor, consulte um profissional antes de tomar qualquer decisão baseada neste artigo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement