Jovem Aprendiz
5 Razões para Contratar Jovens Aprendizes na sua Empresa
A inserção de jovens no mercado de trabalho é um desafio que muitas empresas enfrentam. Para algumas organizações, a contratação de jovens aprendizes é vista como uma obrigação legal. No entanto, é muito mais do que isso. A contratação de jovens aprendizes pode proporcionar uma série de benefícios para a sua empresa. Aqui estão cinco razões pelas quais você deve considerar a contratação de jovens aprendizes.
1. Contribui para a Responsabilidade Social Corporativa
A contratação de jovens aprendizes é mais do que apenas cumprir a lei. Também é uma forma de contribuir para a responsabilidade social corporativa da empresa. Empresas que seguem uma agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) estão ativamente contribuindo para a redução do desemprego juvenil.
> ‘Contratar jovens aprendizes é um passo significativo em direção à responsabilidade social‘, diz Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios, uma empresa líder em recrutamento e seleção de jovens aprendizes, estagiários e trainees.
2. Desenvolvimento de Novos Talentos
Jovens aprendizes geralmente estão no início de suas carreiras e têm pouco ou nenhum contato com o ambiente de trabalho. A empresa tem a oportunidade de capacitar e moldar esses jovens para as áreas e funções que mais necessitam. É uma oportunidade para a empresa desenvolver novos talentos e garantir que eles estejam alinhados com a missão e os valores da organização.
3. Diversidade de Ideias
Jovens aprendizes trazem consigo novas ideias e perspectivas. Eles podem trazer uma abordagem fresca e inovadora para o trabalho. Essa diversidade de pensamento pode ser uma vantagem para a empresa, pois pode levar a novas idéias e soluções.
4. Fortalecimento da Imagem da Empresa
A contratação de jovens aprendizes pode ajudar a fortalecer a imagem da empresa. Ao contribuir para a formação e capacitação de jovens, a empresa demonstra seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade. Isso pode resultar em um aumento da reputação e do reconhecimento da empresa entre clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores.
5. Combate ao Trabalho Infantil
O Programa Jovem Aprendiz, uma iniciativa do governo federal brasileiro, tem como objetivo incluir jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho por meio de uma formação técnico-profissionalizante. Este programa é uma forma eficaz de combater o trabalho infantil e a evasão escolar.
Para mais informações sobre o tema, acesse o e-book ‘Lei do Jovem Aprendiz – Manual definitivo com tudo que as empresas precisam saber(https://materiais.ciadeestagios.com.br/lei-jovem-aprendiz)’.
A contratação de jovens aprendizes é mais do que apenas uma obrigação legal. É uma oportunidade para a empresa contribuir para a formação e desenvolvimento de jovens, trazer novas ideias e perspectivas para a empresa e fortalecer sua imagem. Considerando todos esses benefícios, não é de surpreender que cada vez mais empresas estejam optando por contratar jovens aprendizes.
Para informações adicionais, acesse o site