Estágio
Programa de Estágio Supervisionado Meu Futuro Professor” – Uma Iniciativa da Seduc-MT”
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tem um convite aberto para parceria de estágios com instituições de ensino superior por meio do Programa de Estágio Supervisionado ‘Meu Futuro Professor’.
Elegibilidade para Instituições de Ensino Superior
Instituições que proporcionam cursos de formação em licenciatura ou bacharelado, nas modalidades presencial ou à distância (EAD), que tenham sede ou polo no estado de Mato Grosso e cumpram as demandas do edital publicado no Diário Oficial são elegíveis.
ing – 2023-08-24 06:57:41.563391## Processo de Credenciamento
As universidades interessadas devem firmar o Termo de Compromisso com o estudante e a Seduc, demonstrando a adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à fase e modalidade de formação escolar do estudante, e ao horário e calendário escolar. O processo de credenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) será orientado pelo edital (ver anexo). A supervisão do processo de credenciamento e habilitação será responsabilidade das universidades credenciadas.
Governança do Programa
Flávia Emanuelle de Souza, secretária adjunta de Gestão de Pessoas, adianta que a Seduc fará a governança do programa. ‘O professor mentor, da Educação Básica, será o profissional responsável por reger a sala de aula e pela supervisão, acompanhamento e desenvolvimento do estagiário na unidade concedente de estágio’, esclarece. E complementa: ‘o professor orientador será indicado pela IES para orientar, em conjunto com o professor mentor, as atividades do estagiário’.
Requisitos do Estagiário
Conforme o edital, o estagiário precisa ser um estudante regularmente matriculado que esteja efetivamente frequentando um curso de licenciatura ou bacharelado em instituições públicas ou privadas conveniadas à Seduc. Esta é a pasta responsável pelo Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com a Instituição de Ensino Superior e Unidade Concedente de Estágio.
Nota sobre o Estágio Supervisionado
A secretária adjunta salienta que o estágio supervisionado não é remunerado, é obrigatório e está previsto na matriz curricular que compõe a carga horária dos cursos de licenciatura ou bacharelado, sendo indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desenvolvidos ao longo da graduação. ‘Nos cursos de Bacharelado, o Programa engloba psicologia, serviço social, enfermagem, nutrição e saúde coletiva nas 14 diretorias regionais de educação, as DREs, além do Órgão Central em Cuiabá’, explica.
Apresentação Final do Estágio
Ao término do estágio, o estudante deve apresentar, em prazo não superior a seis meses, um relatório de todas as atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual.
Conclusão
O Programa de Estágio Supervisionado ‘Meu Futuro Professor’ é uma excelente oportunidade para estudantes de licenciatura e bacharelado para ganhar experiência prática na área de ensino. As instituições de ensino superior interessadas em se credenciar para o programa devem seguir as diretrizes fornecidas pela Seduc-MT.
Por favor, consulte o edital oficial para maiores informações.
> ‘O professor mentor, da Educação Básica, será o profissional responsável por reger a sala de aula e pela supervisão, acompanhamento e desenvolvimento do estagiário na unidade concedente de estágio.’ – Flávia Emanuelle de Souza, secretária adjunta de Gestão de Pessoas
Links Úteis:
– Seduc-MT(http://www.seduc.mt.gov.br/)
– Edital
– Diário Oficial(http://www.iof.mt.gov.br/)
Para informações adicionais, acesse o site