Connect with us
6e723d480ccbfa8c8cdd0485cecb037d Vínculo Empregatício de Brasileiro com Cruzeiros Internacionais Reconhecido 6e723d480ccbfa8c8cdd0485cecb037d Vínculo Empregatício de Brasileiro com Cruzeiros Internacionais Reconhecido

Notícias

Vínculo Empregatício de Brasileiro com Cruzeiros Internacionais Reconhecido

Published

on

O vínculo empregatício entre um trabalhador brasileiro e empresas de cruzeiros internacionais foi reconhecido pela 17ª Vara do Trabalho de Fortaleza. Este acontecimento marca um passo significativo na regulamentação da relação de trabalho entre brasileiros e empresas estrangeiras.

O Caso

O trabalhador teve a sua contratação intermediada por uma agência de recrutamento que atua como arregimentadora exclusiva de mão de obra para as empresas de cruzeiro internacionais. Após passar pela fase de entrevistas e capacitação, o trabalhador recebeu seu contrato de trabalho, assinando-o no Brasil.

Advertisement

Nota: As empresas contratantes não possuem “agência ou filial” no Brasil, pois são empresas domiciliadas, respectivamente, na República de Malta e na Suíça.

Decisão judicial

Na sentença, a juíza do trabalho Maria Rafaela de Castro verificou a existência dos requisitos que caracterizam a contratação do tripulante no Brasil, firmada com empresas estrangeiras, sem domicílio em território nacional, e a prestação de serviços em águas nacionais e estrangeiras.

Advertisement

A magistrada declarou que a modalidade de rescisão do contrato de trabalho ocorreu a pedido do trabalhador, mas reconheceu o vínculo de emprego e condenou as empresas de forma solidária ao pagamento de R$ 100 mil referentes a férias proporcionais mais 1/3, 13º salário integral e proporcional, FGTS, multa do art. 477 da CLT, horas extras, honorários advocatícios, e adicional noturno nos períodos em que o obreiro esteve em atividade.

Jurisdição Brasileira

As empresas alegaram a falta de jurisdição da autoridade judiciária brasileira e, por consequência, da própria Justiça do Trabalho, para apreciar e julgar o caso. No entanto, a Quinta Turma do TST adotou o entendimento de que a Justiça brasileira é competente para julgar os conflitos trabalhistas nos casos em que as obrigações relacionadas ao contrato de trabalho são constituídas no Brasil.

Advertisement

Conclusão

Em um cenário globalizado, a decisão da 17ª Vara do Trabalho de Fortaleza estabelece um importante precedente para os trabalhadores brasileiros. A decisão reafirma que, mesmo em situações onde o contrato é firmado com empresas estrangeiras e a prestação de serviço ocorre em águas internacionais, a legislação brasileira prevalece, garantindo os direitos dos trabalhadores.

Da decisão, cabe recurso.

Advertisement

Processo relacionado: 0000815-91.2021.5.07.0017

Deixe o seu comentário. Participe!

Advertisement

LINKS ÚTEIS:
Notícias(noticias/brasileiro-tem-vinculo-de-emprego-reconhecido-com-cruzeiros-internacionais)
Conheça os produtos da Jurid(www.jurid.com.br)

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

* CLT, Reconhecimento, Pedido, Vínculo Empregatício, Reclamação Trabalhista,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement