Notícias
UNI Global Union – Trabalhadores do Mundo, Uni-vos!
Em 30 de agosto, na Filadélfia, EUA, foi concluído o 6º Congresso da UNI Global Union, uma federação sindical internacional que representa mais de 20 milhões de empregados ao redor do globo.
Durante três dias, líderes sindicais de diversas nacionalidades compartilharam experiências e estratégias, com o objetivo de fortalecer a luta trabalhista por um ambiente mais justo, inclusivo e sustentável.
> ‘Os três dias do congresso e as conferências precedentes, UNI Finanças e UNI Mulheres, foram de extrema importância para a luta global dos trabalhadores. Trouxemos de volta para nossa base o que aprendemos com companheiros de todo o mundo’ – afirmou Neiva Ribeiro, presidente do Sindicato e vice-presidenta para as Américas da UNI Global Union.
Paz, Democracia e Direitos Humanos
O primeiro painel do último dia da UNI Global Union teve como foco ‘Paz, Democracia e Direitos Humanos’.
Edwin Palma, vice-ministro do Trabalho da Colômbia, destacou a perseguição política que resultou no assassinato de cerca de 3 mil líderes sindicais e sociais em seu país na última década, um legado de violência de governos ultraliberais.
Mensagem de Lula
A vice-presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, leu uma mensagem do ex-presidente Lula aos delegados da UNI Global Union.
Na mensagem, Lula defendeu que os recursos da humanidade devem ser usados para defender a vida, combater a fome e reduzir desigualdades.
Responsabilizando Empresas
A necessidade de criar regulamentações locais e globais para responsabilizar as multinacionais por seus empregados e cadeia de valor foi debatida no painel ‘Mudar as regras para responsabilizar as empresas’.
Por um Mundo Sustentável
Os líderes sindicais discutiram as mudanças climáticas e a necessidade de uma transição para um futuro sustentável no penúltimo painel.
‘Um futuro sustentável requer que lutemos por um novo modelo econômico inclusivo, sustentável e verde’, enfatizou Neiva Ribeiro.
Juventude
O último painel do dia abordou as questões relacionadas com os jovens trabalhadores de todo o mundo.
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato e presidenta mundial de Juventude da UNI Global Union, alertou para os impactos econômicos da crise climática, guerras, conflitos geopolíticos e inteligência artificial na vida dos mais jovens.
Eleição
No último dia do 6º Congresso da UNI Global Union, foi eleita a nova liderança da UNI Global Union, com Christy Hoffman como secretária-geral reeleita e Gerard Dwyer como novo presidente da entidade.
Recapitulando o 6º Congresso Mundial da UNI Global Union
Confira os links para as matérias sobre os três primeiros dias do 6º Congresso Mundial da UNI Global Union:
– Por trabalho decente e um mundo melhor, trabalhadores se levantam no Congresso da UNI Global Union
– Internacionalização de pautas e da solidariedade em alta no Congresso da UNI Global Union
– União de trabalhadores de todo mundo marca penúltimo dia do Congresso da UNI Global Union
E também das conferências da UNI Finanças e UNI Mulheres:
– Conferência Mundial da UNI Finanças debate presente e futuro do trabalho no setor financeiro
– Mulheres se levantam por direitos na 6ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI Global Union
– 6ª Conferência de Mulheres da UNI Global Union: trabalhadoras prontas para mudar o mundo!
Fonte: Contraf-CUT – 31/08/2023
Para informações adicionais, acesse o site