Notícias
Uma Viagem na História do Brasil – O Legado de Rondônia e Figuras Notáveis
1. A Província do Grão Pará e a Independência do Brasil
Em 1823, a Província do Grão Pará aderiu à independência do Brasil. Esta província abrangia toda a região da atual Amazônia brasileira.
2. Manoel Alípio: A Lenda de Guajará-Mirim
Nascido em 1898 na cidade de Capela, Sergipe, Manoel Alípio da Silva tornou-se uma figura lendária em Guajará-Mirim e região. Como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, Manoel Alípio deixou sua marca na história de Rondônia.
3. A Chegada de Candido Rondon em Presidente Marques
No ano de 1918, Candido Rondon, inspecionando a linha telegráfica de trem, foi recebido com uma grande festa em Presidente Marques (hoje conhecido como Guajará-Mirim). O médico José de Mendonça Lima o saudou calorosamente.
4. A Morte do Advogado Agenor Carvalho
Em 1981, o juiz Augusto José Alves, de Porto Velho, enfrentou acusações em relação à morte do advogado Agenor Carvalho. O vereador João Bento disse na ocasião: ‘Não falei nada, e se falei não sustento’.
5. A Criação do Estado de Rondônia
No mesmo ano, o deputado federal Isaac Newton (PDS-RO) confirmou que o projeto de criação do Estado de Rondônia estava em revisão final pelo ministro Leitão de Abreu e seria votado ainda naquele ano.
6. A Funai e os Desafios com as Tribos Indígenas
Em 1986, a Funai enfrentou dois grandes desafios. As tribos indígenas ‘Araras’ e ‘Gaviões’ ameaçavam invasores de suas terras e, em Bom Princípio (hoje conhecido como município de Seringueiras), dois colonos foram mortos pelos indígenas Uru-eu-uau-uau.
7. Eventos Notáveis no Brasil e no Mundo
Além dos eventos específicos de Rondônia, outros eventos marcantes ocorreram no Brasil e no mundo. Em 1827, nasceu Bernardo Guimarães, autor do clássico ‘A Escrava Isaura’. Em 2012, morreu Altamiro Carrilho, o grande flautista brasileiro e maior nome do ‘chorinho’. Além disso, em 1909, morreu Euclides da Cunha, escritor e autor de ‘Os Sertões’.
No cenário internacional, em 1945, a Transmissão do Rescrito Imperial pelo imperador Showa, anunciando a rendição do Japão na II Guerra Mundial, marcou a primeira vez que o imperador falou ao povo japonês. Em 1824, escravos libertos dos Estados Unidos fundaram a Libéria. Em 1884, a Academia de Medicina de Paris aprovou o método de cura da raiva.
8. Dr. Rubens Brito: Um Patrono Desconhecido
Em uma cidade cheia de patronos de vias públicas desconhecidos, há aqueles cujo trabalho teve enorme importância para a sociedade, como o médico Rubens Brito, o primeiro diretor (secretário) de Saúde do Território de Rondônia e pioneiro na aplicação de Penicilina no Brasil.
9. A Contribuição de Rubens Brito para a Saúde Pública
Rubens Brito desenvolveu seu trabalho à frente da saúde do Território com diversas ações, entre as quais o envio de pessoal e milhares de doses de vacinas para aplicação em moradores de cidades bolivianas na fronteira, criando assim a primeira barreira epidemiológica na região.
10. A Importância de Preservar a Memória
A historiadora Yêda Borzacov alerta para a necessidade de preservar a memória de figuras como Rubens Brito, cujas contribuições foram fundamentais para a sociedade. A história de Rondônia e de pessoas notáveis como Manoel Alípio, Candido Rondon e Rubens Brito são partes fundamentais do legado cultural e histórico do Brasil.
Fontes:
1. Rondônia 1823(https://example.com)
2. Manoel Alípio(https://example.com)
3. Candido Rondon(https://example.com)
4. Dr. Rubens Brito(https://example.com)
5. Yêda Borzacov(https://example.com)
> ‘A preservação da memória é um ato de gratidão àqueles que, no passado, lutaram para construir o futuro que vivemos hoje.’ – Yêda Borzacov
Para informações adicionais, acesse o site
** História de Rondônia, Manoel Alípio, Candido Rondon, Rubens Brito, Yêda Borzacov, Província do Grão Pará.,