Connect with us

Notícias

Uma Revolução Verde – A primeira usina de hidrogênio verde de Santa Catarina

Published

on

Introdução

Em uma iniciativa sem precedentes, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inaugurou a primeira usina de hidrogênio verde no Brasil. Este projeto de R$ 14 milhões representa uma conquista notável na cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e a Alemanha.

Cooperação Internacional

A UFSC foi escolhida para esta iniciativa pioneira devido a sua excelência acadêmica. Irineu Manoel de Souza, reitor da UFSC, expressou orgulho na instituição por ser a vanguarda na produção de hidrogênio verde. Destacou que o projeto é um triunfo da colaboração com a indústria e um resultado significativo da cooperação internacional.

Advertisement

Produção de Hidrogênio Verde

O professor Ricardo Ruther, coordenador do projeto, explicou os mecanismos de produção do hidrogênio verde. Ele é produzido usando dois insumos: água e energia elétrica abundante. A usina gera toda a energia necessária e capta toda a água da chuva necessária para a produção.

Figura 1: Produção de Hidrogênio Verde na UFSC

Advertisement

O Papel da Alemanha

Petra Schmidt, chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada Federal da Alemanha, celebrou a importância da cooperação entre o Brasil e a Alemanha no desenvolvimento sustentável.

O Futuro do Setor Energético

Segundo Thiago Barral, secretário de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, o Brasil está prestes a mudar de patamar com os investimentos em produção de hidrogênio verde. Ele viu no projeto uma oportunidade para o futuro do setor energético.

Advertisement

Impactos Locais e Nacionais

A usina é vista como um empreendimento estruturante, com repercussões locais e nacionais. Marcelo Fett, secretário de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, enfatizou a prioridade do estado em produzir energia elétrica e falou sobre a importância do marco de transição energética.

A Importância da UFSC

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, ressaltou a importância da UFSC para a cidade e o orgulho da instituição ser pioneira na produção de hidrogênio verde.

Advertisement

Detalhes da Usina

A usina tem capacidade máxima de geração de 4,1 Nm3/h de hidrogênio verde e produção máxima de 1 kg/h de amônia. Ambos têm um papel importante na descarbonização da Amazônia, pois são produzidos de forma sustentável.

Figura 2: Usina de Hidrogênio Verde da UFSC

Advertisement

Conclusão

Este marco na produção de hidrogênio verde representa um passo significativo no avanço da sustentabilidade e da transição energética no Brasil. A usina da UFSC é um exemplo da inovação e do progresso que pode ser alcançado através da cooperação internacional e do investimento em tecnologia verde.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.