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Uma Análise sobre Atropelamentos de Fauna Silvestre em Rodovias Brasileiras Uma Análise sobre Atropelamentos de Fauna Silvestre em Rodovias Brasileiras

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Uma Análise sobre Atropelamentos de Fauna Silvestre em Rodovias Brasileiras

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No dia 30 de uma quarta-feira, um triste incidente ocorreu na BR-262, em Dois Irmãos do Buriti, distante 115 km de Campo Grande. Uma jaguatirica foi encontrada morta, vítima de atropelamento. Este não é um caso isolado, infelizmente, a fauna sul-mato-grossense enfrenta frequentemente esse tipo de situação.

Incidentes Frequentes em Áreas de Preservação Ambiental

As rodovias que atravessam habitats de animais e áreas de preservação ambiental possuem uma alta incidência de atropelamentos de animais. De acordo com o Projeto Jaguatiricas, uma equipe estava a caminho de uma pesquisa de campo quando encontrou a jaguatirica morta.

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> Professor Fernando Paiva, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), foi avisado e se deslocou até o local para recolher o corpo do animal para necropsia.

Riscos de Atropelamento em Matas Ciliares

As matas ciliares, que são florestas situadas nas margens dos rios e córregos, são utilizadas pelos animais para se deslocarem. Quando essas áreas são atravessadas por rodovias sem um planejamento adequado, ocorrem mais atropelamentos, como foi o caso da jaguatirica.

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A Necessidade de Investimentos em Passagens de Fauna

Segundo o Projeto Jaguatiricas, é essencial investir em passagens de fauna e cercamento das rodovias em locais com alta incidência de atropelamentos. Isso direcionaria os animais para as passagens, reduzindo a ocorrência de acidentes.

Plano Contra Atropelamentos

Recentemente, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), anunciou um plano para desmatar sete metros de cada lado da BR-262, a partir do acostamento, para evitar atropelamentos de animais. O plano envolve o cercamento de 18 trechos, em áreas de córregos, vazantes e ‘hotspots’ (áreas naturais ameaçadas de extinção).

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Instalação de Cercas

Serão implantadas cercas de 1,60 metro a 2 metros em áreas associadas aos córregos e vazantes, totalizando cerca de 140 km – 70 km de cada lado – da rodovia. O projeto também prevê a reativação de redutores de velocidade e sinalizadores eletrônicos.

Passagem de Fauna

Em janeiro de 2023, a rodovia MS-306 ganhou uma ‘Passagem de Fauna’ exclusiva para os animais. As passagens são túneis construídos ou adaptados sob o asfalto da rodovia, facilitando a travessia dos animais silvestres sem risco de atropelamentos.

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Redução do Índice de Atropelamentos

Entre janeiro de 2021 e julho de 2023, houve uma queda de 80% no índice de atropelamentos de fauna silvestre após a instalação da ‘Passagem de Fauna’. A maior parte dos atropelamentos registrados foi de capivaras.

Monitoramento da Fauna

O monitoramento dos animais silvestres nessas áreas é feito por meio de câmeras instaladas nas passagens. Além disso, equipes de Meio Ambiente da Concessionária verificam registros indiretos, como pegadas, fezes, pelos e tocas, e diretos, como imagens da presença dos animais, inclusive à noite.

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Conclusão

A fauna brasileira é rica e diversificada, mas enfrenta sérios desafios devido à crescente urbanização e expansão das rodovias. Projetos como o ‘Passagem de Fauna’ são passos importantes para preservar a vida selvagem e minimizar os impactos das atividades humanas.

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Para informações adicionais, acesse o site

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