Notícias
Últimas Notícias – Resumo Semanal
—
Operação Lei Seca prende cinco pessoas em Natal
No último sábado (4), a Operação Lei Seca deteve cinco indivíduos em Natal por dirigirem alcoolizados. A fiscalização ocorreu nos bairros de Pajuçara e Potengi, situados na Zona Norte da cidade. Os detidos apresentaram níveis de alcoolemia superiores a 0.33mg de álcool por litro de ar expelido, o que é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Os infratores foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Entre os detidos, um homem de 42 anos apresentava 1.31mg/l de álcool em seu organismo, quase quatro vezes o limite permitido. De acordo com a Polícia Militar, o indivíduo mal conseguia caminhar em linha reta.
Além das prisões, a operação também autuou administrativamente oito motoristas por dirigirem sob influência de álcool. Os infratores foram multados em R$ 2.934,70 e terão a licença para dirigir suspensa por um ano.
Homem flagrado furtando caixa de som em Parnamirim
No sábado (4), uma câmera de segurança de uma loja de equipamentos automotivos em Parnamirim capturou imagens de um homem furtando uma caixa de som. O indivíduo de camisa cinza foi até um balcão, observou o movimento ao redor, pegou o objeto e o colocou dentro do calção, cobrindo com a camisa e deixando o local como se nada tivesse acontecido.
Hamas bloqueia passagem de Rafah e impede saída de estrangeiros de Gaza
O grupo terrorista Hamas está impedindo a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza pela passagem de Rafah. O grupo afirma que liberará o bloqueio quando Israel garantir que as ambulâncias cheguem ao Egito em segurança. As exigências do grupo terrorista foram feitas após o ataque das forças israelenses a uma ambulância no exterior do hospital al-Shifa.
Segundo as Forças de Defesa de Israel, uma aeronave atingiu o veículo que estaria sendo usado pelo Hamas para fins bélicos. De acordo com informações da inteligência, o ataque resultou na morte de vários terroristas do Hamas. As FDI afirmam ter evidências que indicam que a organização terrorista utilizava a ambulância para transportar terroristas e armamentos.
Três pontos da Grande Natal estão impróprios para banho
Dois trechos de rios e um de praia estão impróprios para banho neste fim de semana na Grande Natal, de acordo com o boletim da balneabilidade nº 44, emitido pelo Idema na sexta-feira (3). Os pontos estão distribuídos entre Natal, Parnamirim e Nísia Floresta.
Na capital potiguar, a praia de Areia Preta (Praça da Jangada) segue como o único trecho contraindicado para banhistas. Em Parnamirim, a análise identificou o Rio Pium (Ponte Nova) como impróprio. Já a Foz do Rio Pirangi foi o local contraindicado em Nísia Floresta.
As coletas de água foram feitas na quinta-feira (2) e posteriormente classificadas. As amostras de água dos outros 30 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas as condições das praias monitoradas, estão liberadas.
Indústria brasileira acumula retração de 18% em uma década
De 2002 a 2011, a indústria brasileira acompanhou a média mundial. Entretanto, a distância entre o Brasil e a média global aumentou ano após ano, chegando ao seu pior momento atualmente. Os números são resultado de uma comparação entre dados do IBGE e da consultoria econômica da holandesa CPB (Netherlands Bureau for Economic Policy Analysis).
A equipe econômica e o próprio setor entendem que o quadro não será revertido com medidas pontuais de incentivo ou programas direcionados. É preciso atacar as causas do chamado Custo Brasil, que incluem impostos elevados, crédito caro, mão de obra com baixa qualificação e infraestrutura ineficiente.
Segundo o gerente-executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mario Sérgio Carraro Telles, a principal aposta é a aprovação no Congresso da Reforma Tributária, que pode reduzir fortemente os gastos com impostos para o setor.
Mulher cai de bicicleta e morre perfurada por garrafa de vidro em Mossoró
Uma mulher de 30 anos morreu na manhã de sábado (4) após cair de uma bicicleta na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Civil, ela estava com uma garrafa de vidro de bebida alcoólica presa na cintura que se quebrou na queda e a perfurou.
A vítima, identificada como Italúcica Criciana dos Santos Vidal, trafegava pela avenida Alberto Maranhão, no bairro Santo Antônio, por volta das 4h30 da manhã, quando caiu de bicicleta. Na queda, o vidro quebrou e a mulher foi perfurada por estilhaços, atingindo a veia femoral e causando uma hemorragia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado por populares da região, mas constatou a morte da vítima ao chegar no local.
Polícia Federal resgata 30 mil monitoramentos ilegais feitos pela Abin
A Polícia Federal resgatou 30 mil monitoramentos ilegais feitos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Esses registros haviam sido apagados e havia apenas 1.800 ainda disponíveis. O órgão foi alvo da operação Última Milha no dia 20 de outubro. Além de ter o prédio vasculhado, dois servidores da Abin foram presos e outros tiveram seus endereços como alvo de buscas e apreensões.
Os monitoramentos foram feitos através de um programa chamado FirstMile, feito pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint) e comprado pelo governo brasileiro em 2018. A ferramenta detecta os sinais de 2G, 3G e 4G trocados entre celulares e torres de telecomunicações para for
Para informações adicionais, acesse o site