Notícias
Turismo em Mato Grosso do Sul – Iniciativas e Programas Impulsionam o Desenvolvimento Local
O setor de turismo de Mato Grosso do Sul tem experimentado um impulso significativo, graças a uma série de ações e programas lançados pelo Ministério do Turismo. Este artigo explora essas iniciativas em detalhes e analisa como elas estão contribuindo para o desenvolvimento do turismo local.
O Evento MTur Itinerante
Realizado no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, o MTur Itinerante(https://www.turismo.gov.br/) é uma iniciativa que visa descentralizar as atividades do Ministério do Turismo, oferecendo opções para desenvolver o turismo local.
‘A descentralização das ações permite que o Ministério do Turismo esteja mais próximo das necessidades do setor em todo o país’, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Benefícios do Fungetur para o Setor Privado
Dentre as iniciativas apresentadas, destaca-se o Fungetur (Fundo Geral de Turismo), um programa que fornece crédito para financiamentos privados sob condições favoráveis.
O ministro Sabino ressaltou o papel crucial do Fungetur no fortalecimento do ecoturismo sustentável no Brasil. Ele acredita que a exploração do ecoturismo sustentável é a melhor maneira de preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas.
> ‘Desenvolvendo as populações que vivem nas regiões do Pantanal, em Bonito, em todo o país, na Floresta Amazônica, dando alternativa para o cidadão se desenvolver, ter renda, criar seus filhos com qualidade de vida e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente’, apontou Celso Sabino.
Perspectivas do Setor Turístico de Mato Grosso do Sul
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, expressou otimismo sobre o anúncio do Fungetur. Ele espera que o fundo se torne mais acessível aos empresários, com taxas de juros ainda menores.
‘O turismo voltou a todo vapor, ano passado foi o melhor ano do turismo no Estado. Muitos empresários sofreram um baque muito grande nos dois anos de pandemia, mas agora eu entendo que eles conseguiram se normalizar e estão prontos para fazer novos investimentos’, disse Wendling.
Promoção e Divulgação do Turismo em Mato Grosso do Sul
Wendling também destacou as ações de promoção e divulgação desenvolvidas pela Fundação de Turismo de MS para fomentar o turismo. Entre elas, o lançamento da Alumia, uma nova plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul baseada em Big Data.
Sobre o Fungetur
Operado com verbas do MTur, o Fungetur é disponibilizado por 24 instituições financeiras credenciadas em todo o país. O fundo permite obter crédito de até R$ 15 milhões, com juros de até 8% ao ano e até 5 anos de carência.
Registro no Cadastur
O ‘MTur Itinerante’ também estimula a formalização do setor, com a apresentação dos benefícios do registro das atividades turísticas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
O registro no Cadastur é gratuito e obrigatório para sete categorias de atividades do setor. As inscrições devem ser feitas no site do Ministério do Turismo. Saiba mais AQUI(https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/).
Conclusão
As ações e programas lançados pelo Ministério do Turismo estão desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul. Com iniciativas como o MTur Itinerante e o Fungetur, o setor de turismo está pronto para um futuro brilhante.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, com informações da FundturMS / Fotos: Debora Bordin
Para informações adicionais, acesse o site