Notícias
Turismo Criativo em Recife – Uma Vivência Única no Viva Guararapes
O turismo criativo, uma maneira inovadora de explorar a cultura e a vida local, será a grande atração do próximo Viva Guararapes, que acontecerá no coração de Recife, na Avenida Guararapes, no dia 3 de setembro. Esta experiência única permite aos turistas interagir com os moradores locais e participar de atividades culturais e artesanais.
Polo de Turismo Criativo
Nesta edição do Viva Guararapes, será apresentado pela primeira vez um setor dedicado ao turismo criativo. Este polo contará com oficinas de confecção de adereços realizadas pelo terreiro de Pai Adão, oficinas de cerâmica e um Espaço Criativo, onde empreendedores da economia criativa exibirão seus produtos. No total, o evento contará com 12 polos e um palco dedicados ao entretenimento e lazer das famílias.
O Evento Viva Guararapes
O Viva Guararapes é uma iniciativa cultural e esportiva promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, com o apoio do Programa Recentro. O objetivo do evento é atrair os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, apreciando suas paisagens, arquitetura e história. Desde o início das atividades, no ano passado, mais de 100 mil pessoas já prestigiaram o evento.
Oficina de Pai Adão e Oficina Cerâmica
Na Oficina de Pai Adão, serão confeccionados adereços de maracatu. Este terreiro é um dos primeiros de matriz africana do Recife e do Brasil, muito conhecido por sua ligação com a comunidade da Bomba do Hemetério.
Já a Oficina Cerâmica será comandada pela artista Dargilaria, que desenvolve um projeto de economia criativa para transformar a fabricação de produtos criativos em uma fonte de renda para mulheres trans.
Espaço Criativo
No Espaço Criativo, os empreendedores exibirão seus produtos e realizarão oficinas. Entre os convidados estarão Alice Rocha, que organiza tours turísticos pelo centro da cidade, Manu Rodrigues, que oferece roteiros de ecoturismo focados na história do mangue e Chico Science, ensinando os participantes a tocar os instrumentos do maracatu, Jiquiá Artesanato, com suas biojoias feitas de marisco, Recria, com uma mesa colaborativa com os participantes do turismo criativo, como La Ursa Tours, Tour com Bráulio e Avant Turismo, Luciana do Mangue, da comunidade de Brasília Teimosa, com suas biojoias feitas de escama de peixe, e Ancestralidade Nagô, um afoxé, que trará a cultura afro, danças e produtos criativos.
> Leia também:
> >>> No RECIFE, Coco Bambu vai gerar 200 VAGAS DE EMPREGO ao INAUGURAR maior RESTAURANTE do País
Polo Infantil
No Polo Infantil, as crianças poderão desfrutar de diversas atividades como chute a gol, recreação, pula-pula, muro de escalada, brinquedos infláveis, cama elástica e oficinas de pintura e balão, liga da CTTU, mini arvorismo e Novo Quintal.
Polo Esportivo
No Polo Esportivo, os destaques serão o basquete e vôlei de rua, badminton, futebol de barrinha, patinação e aulão de capoeira. No Polo de Serviços, o público terá acesso a ações de saúde, oficina de turbante e Unibra Social.
Polo Pet
No Polo Pet, haverá adoção de animais, vacinação antirrábica, pré-agendamento de castração e um ponto para denunciar maus-tratos, serviços realizados pela Secretaria dos Direitos dos Animais do Recife (SEDA).
Polo Sebo
No Polo Sebo, haverá a Feirinha de Vinil e do Sebo, além da atração artística Casa de Bamba, que realizará seu bailinho com DJ Juliano Joie, Helena Cristina e Banda, todos na praça do Sebo. Além disso, a tradicional feira geek vai ocupar o Polo Geek.
Polo Cultural e Artístico
No Polo Cultural e Artístico, haverá o aulão de dança com Surama Nascimento e convidados, e as atrações musicais: Vinícius Barros, Banda Griyo, Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, Barbarize e Bruno Lins.
Polo Gastronômico
No Polo Gastronômico, os Food Trucks (Richard Burguer) e as barracas (Prodart) vão oferecer uma experiência de turismo criativo com Negra Linda e Espetinho da Ceça. O Polo Cervejeiro contará com as marcas artesanais Ekaut e Babylon Station. O Polo de Economia Criativa será ocupado pela Feira Namanguetown.
Outros Atrativos
Outras atrações incluem a Ciclofaixa Móvel e o Olha! Recife Criativo: Arte Urbana, que sairá às 9h da Praça do Arsenal e levará os participantes para conhecer Naná Vasconcelos, os painéis presentes no Espaço Rua dos Amores, Chico Science e rua Moeda, a estátua de Dona Santa e as outras manifestações artísticas da cultura preta presentes na cidade do Recife. Além disso, os participantes terão a oportunidade de participar de uma Oficina de Arte Urbana no Viva Guararapes, na Praça do Sebo.
Uma atração adicional é o Bike sem Barreiras, que disponibiliza gratuitamente bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência visual, física, mental, múltipla ou mobilidade reduzida.
Esta iniciativa é um projeto da UNINASSAU, que teve início em 2016, no Recife, e oferece três tipos de equipamentos: HandBike, triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos, Bike Dupla, pedalada por um monitor e uma pessoa com deficiência visual, e The Duet, que carrega uma pessoa com deficiência múltipla ou tetraplégica de até 120kg.
Haverá também o passeio de trenzinho Maria Fumaça, que parte da Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife, com destino à Praça da Independência, às margens da Avenida Guararapes.
Para quem tiver interesse
Para informações adicionais, acesse o site