Notícias
Treinamento Adepará – Aprimoramento em Defesa Sanitária Animal
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) realizou um treinamento para inspetores e agentes agrícolas, com foco na defesa sanitária animal. O curso, que ocorreu em Marabá, uma cidade com notável presença na agropecuária, contou com a participação de 50 profissionais.
Objetivos do Treinamento
O treinamento foi criado com o intuito de capacitar os profissionais do segmento com conhecimentos e procedimentos referentes às principais doenças de importância econômico-sanitária e de notificação obrigatória. Além disso, o curso também buscou fornecer orientações sobre as ações e diretrizes dos diversos programas sanitários e setores técnicos da Defesa Animal estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“`markdown
> ‘É importante realizar o treinamento para dar o embasamento teórico e prático sobre a atuação da defesa agropecuária no estado. A equipe estará preparada para atender notificações, fazer coleta de amostras e atuar em um possível foco para sanar a disseminação de uma doença.’ – Adriele Cardoso, Diretora de Defesa e Inspeção Animal.
“`
Quem Participou?
O público-alvo do treinamento eram fiscais agropecuários e agentes fiscais do mesmo segmento. Foram ao todo 22 fiscais agropecuários (médicos veterinários) e 28 agentes fiscais agropecuários das Regionais da Adepara localizadas em várias cidades do Pará.
A Importância do Treinamento para os Profissionais da Área
Para a veterinária Karine Campos, o treinamento é fundamental para manter o profissional do campo atualizado. A legislação sofre constantes mudanças, exigindo que os profissionais se atualizem continuamente para realizar seu trabalho de maneira eficiente.
Atividades Práticas e Teóricas
Durante o treinamento, os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas sobre os programas sanitários, ações de fiscalização e controle em revendas agropecuárias, fiscalização móvel e de eventos agropecuários. O foco prático do curso facilita o aprendizado e prepara os participantes para agir em uma emergência sanitária.
Atuação em Eventos Agropecuários
A região onde o treinamento foi realizado é conhecida por sediar muitos eventos agropecuários. A Adepara é responsável pela fiscalização desses eventos, que incluem leilões onde ocorre grande concentração de animais de diversas propriedades.
“`markdown
> ‘A Agência de Defesa é responsável em fazer esse controle desde a fiscalização prévia do recinto, das entidades promotoras, das propriedades em geral, até a realização do evento e seu término com a destinação dos animais.’ – Paulo Bastos, Gerente do Trânsito Agropecuário da Agência.
“`
Treinamento Prático em Propriedades
O treinamento também contou com atividades práticas nas propriedades, ministradas pelo corpo técnico que atua na gerência dos programas estaduais. Os participantes foram divididos em grupos que foram deslocados para as propriedades, para vivenciar a rotina da Agência no contato direto com o produtor rural.
Uso de Sistemas Integrados de Informações Agropecuárias
Em outro momento do treinamento, os participantes foram treinados para utilizar os sistemas integrados de informações agropecuárias. Com a previsão de suspensão da vacina, que deve ocorrer em 2024, haverá aumento da vigilância e o reforço das etapas de atualização cadastral, exigindo maior responsabilidade do servidor no preenchimento dos cadastros.
“`markdown
> ‘O servidor precisa estar capacitado para fazer o cadastro de forma correta a fim de coibir possíveis fraudes e traduzir a realidade do estado inteiro quanto à existência das propriedades e dos rebanhos.’ – Joelia Guerra, da Unidade de Controle de Cadastro Agropecuário.
“`
Conclusão
A realização de treinamentos como este é de extrema importância para garantir a qualidade e eficiência dos profissionais que atuam na defesa agropecuária. O embasamento teórico e prático oferecido permite que a equipe esteja sempre preparada para atender a eventuais necessidades, contribuindo para o fortalecimento e melhoria na avaliação da qualidade de atenção veterinária na sanidade agropecuária do estado.
Para informações adicionais, acesse o site