Notícias
Transformação de Resíduos Animais em Energia Renovável e Biofertilizante – Um Projeto Apoiado pela FAPES
Introdução
A conversão de resíduos de animais em energia renovável e material orgânico está se tornando uma realidade em Linhares, uma região agrícola ao norte do Espírito Santo. Este processo envolve a construção de biodigestores rurais, que são uma fonte inovadora de energia renovável e biofertilizantes.
O Projeto
O projeto experimental está sendo desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), através do Edital 12/2022 – Universal Extensão.
Daniel Nascimento Duarte, coordenador e extensionista do Incaper, está liderando o projeto, que se concentra em promover o uso de biodigestor como uma fonte de energia renovável e material orgânico em comunidades com práticas agroecológicas em Linhares.
Durante as oficinas realizadas por Duarte, todos os detalhes da implementação do biodigestor e seus benefícios são apresentados aos moradores locais.
Primeiros Passos
A primeira instalação dos equipamentos ocorreu na propriedade da família Agostini, no Assentamento Sezinio, que tem produzido gás há dois meses. Alunos da Escola Família Agrícola de Rio Bananal visitaram o local para aprender sobre o funcionamento do biodigestor.
O Processo de Construção
A construção de um biodigestor é um processo detalhado que envolve várias etapas. A primeira etapa envolve a construção de 52 placas de cimento que compõem a estrutura do tanque de fermentação. A segunda etapa envolve a montagem do tanque de fermentação, a construção das caixas de carga e descarga e a instalação de uma caixa de 3 mil litros sobre o tanque, que forma a campânula do biodigestor.
O Próximo Passo
A terceira etapa do processo, que ainda está por vir, só ocorrerá quando o biodigestor estiver cheio de material orgânico e começar a produzir gás. Nesse ponto, o filtro será instalado, os drenos serão anexados e o gás será canalizado diretamente para o fogão.
Benefícios dos Biodigestores
Os biodigestores têm a capacidade de transformar os excrementos de animais em gás de cozinha e material orgânico através de processos fermentativos. Os biofertilizantes produzidos são ricos em nutrientes e matéria orgânica, o que ajuda a reduzir a necessidade de fertilizantes químicos, promovendo o equilíbrio do solo e das plantas.
O Edital Universal de Extensão
O Edital Universal de Extensão, lançado em 2022, foi uma iniciativa inédita da Fapes para apoiar financeiramente projetos de extensão que contribuíssem para o desenvolvimento socioambiental e/ou econômico das diferentes microrregiões capixabas.
As Instituições Involucradas
As instituições de ensino superior e/ou de pesquisa localizadas no Espírito Santo, com atividades de extensão regulamentadas, puderam inscrever propostas de diferentes áreas de conhecimento. Foram disponibilizados R$ 5 milhões oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) para financiar os projetos contemplados.
Conclusão
O projeto de biodigestores é uma demonstração clara de como os investimentos em pesquisa e inovação podem trazer benefícios significativos para a população e promover o desenvolvimento socioambiental e econômico rural.
Informações de Contato
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Fapes através do email [email protected](mailto:[email protected]).
Para informações adicionais, acesse o site