Connect with us
Supremo Tribunal Federal Vota pela Autorização da Contribuição Assistencial Supremo Tribunal Federal Vota pela Autorização da Contribuição Assistencial

Notícias

Supremo Tribunal Federal Vota pela Autorização da Contribuição Assistencial

Published

on

O Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta instância do poder judiciário brasileiro, está em processo de votação sobre a possibilidade de cobrar contribuição assistencial de trabalhadores não sindicalizados.

O Que é a Contribuição Assistencial?

A contribuição assistencial é um desconto realizado na folha de pagamento dos funcionários pelas empresas. O valor descontado é definido em assembleia e tem como finalidade financiar atividades coletivas dos sindicatos, como campanhas de dissídio salarial.

Advertisement

O Julgamento do STF

O julgamento do caso foi retomado em uma sessão virtual que aconteceu do dia 1º ao dia 11 de setembro. Nesse período, o placar está em 6 a 0 a favor da cobrança da contribuição assistencial. Os ministros favoráveis à cobrança são:

1. O relator, Gilmar Mendes
2. Luís Roberto Barroso
3. Edson Fachin
4. Carmen Lúcia
5. Dias Toffoli
6. Alexandre de Moraes

Advertisement

A Controvérsia da Contribuição Assistencial

A contribuição assistencial já é realizada atualmente, mas apenas de trabalhadores sindicalizados. Com a votação do STF, a situação pode mudar, permitindo a cobrança de trabalhadores não sindicalizados.

Entretanto, há uma grande controvérsia sobre o tema. Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, argumenta que o trabalhador tem o direito de se opor a um desconto indevido em seu salário.

Advertisement

A Reforma Trabalhista de 2017

Em 2017, a reforma trabalhista aprovada durante o governo de Michel Temer extinguiu a obrigatoriedade do imposto sindical. Este era a principal fonte de financiamento dos sindicatos, que recebiam o valor de um dia de trabalho do empregado.

A extinção deste imposto resultou em uma queda significativa na arrecadação dos sindicatos. Segundo o professor da FEA-USP e membro da Academia Paulista de Letras, José Pastore, os recursos arrecadados pelos sindicatos caíram de R$ 3,8 bilhões para pouco mais de R$ 100 milhões.

Advertisement

O Posicionamento dos Ministros

Os ministros do STF formaram maioria para mudar o entendimento anterior da Corte. Em 2017, o Supremo considerou inconstitucional a imposição de contribuição assistencial porque já existia o imposto sindical obrigatório.

No entanto, com a reforma trabalhista, o sistema sindical foi enfraquecido, segundo o relator Gilmar Mendes. O ministro, que anteriormente era contrário à cobrança, mudou seu posicionamento em favor da contribuição assistencial.

Advertisement

O Futuro do Sistema Sindical

O futuro do sistema sindical brasileiro está em jogo. A aprovação da cobrança da contribuição assistencial pode fortalecer os sindicatos, mas também pode gerar controvérsias sobre o direito dos trabalhadores de se opor a um desconto em seu salário.

A decisão final do STF será determinante para o futuro do sistema sindical. A discussão em torno da contribuição assistencial é, portanto, de grande relevância para a sociedade brasileira.

Advertisement

Fonte: Estadão

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.