Connect with us
53136977915 f7b28d5198 o STJ - Conheça os Candidatos que Lutam Por um Lugar ao Sol 53136977915 f7b28d5198 o STJ - Conheça os Candidatos que Lutam Por um Lugar ao Sol

Notícias

STJ – Conheça os Candidatos que Lutam Por um Lugar ao Sol

Published

on

Introdução

Na última quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou os competidores que disputarão as vagas abertas na corte. Dentre eles, temos quatro desembargadores e três advogados que almejam uma prestigiosa cadeira no STJ. A decisão final estará nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá avaliar as listas fornecidas pelo tribunal.

Os Quatro Desembargadores

A lista de desembargadores é composta por Carlos von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Leme e Teodoro Santos. Carlos Von Adamek, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi o primeiro selecionado, tendo conquistado 19 votos no ‘primeiro escrutínio’, um processo que necessita do apoio de pelo menos 17 dos 33 ministros do STJ.

Advertisement

Em seguida, os demais nomes originários dos TJs foram escolhidos. José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e Elton Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, obtiveram respectivamente 26 e 20 votos. Leme tinha o suporte do ministro do STF Luiz Fux.

Teodoro Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, venceu a disputa pela quarta e última vaga de desembargador. Santos, que contava com o apoio do ministro Raul Araújo, venceu a disputa com 19 votos.

Advertisement

Os Advogados

Para a lista tríplice destinada à advocacia, os nomes selecionados foram Luis Claudio Allemand, Daniela Teixeira e Otavio Luiz Rodrigues. Allemand, que já integrou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi o primeiro colocado.

Daniela Teixeira, única mulher entre os mais votados, pode se fortalecer na disputa devido à pressão para que Lula não diminua a representação feminina no Judiciário, diante da aposentadoria da ministra Rosa Weber. Rodrigues, terceiro colocado, é aliado do ministro Dias Toffoli.

Advertisement

O Processo de Escolha

As vagas em disputa foram abertas com as aposentadorias dos ministros Felix Fischer e Jorge Mussi, e com o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. As listas, uma vez elaboradas, serão encaminhadas ao presidente da República, a quem cabe indicar os dois desembargadores e o membro da advocacia que passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal(https://oglobo.globo.com/tudo-sobre/instituicao-governamental/senado-federal).

A Corrida Pelas Vagas

Mesmo com as atividades suspensas durante o recesso do Judiciário, em julho, a corrida pelas três vagas movimentou os corredores da Corte. Os candidatos foram até os ministros em busca de audiências individuais para apresentar suas credenciais e, muitas vezes, falar sobre quem os apoia.

Advertisement

Conclusão

A agitação nos bastidores do STJ ilustra o prestígio e a importância dessas vagas. Com a decisão final nas mãos do presidente Lula, os próximos dias prometem ser decisivos para os candidatos. A única certeza é que, seja quem for escolhido, terá uma grande responsabilidade pela frente.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.