Notícias
STF – Carla Zambelli torna-se ré por porte ilegal de arma de fogo
Nesta sexta-feira, 18, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para transformar a deputada federal Carla Zambelli em ré pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo.
(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)
O Juízo
O julgamento ocorre em plenário virtual e tem previsão de encerramento no dia 21 de agosto. A Corte analisa denúncia apresentada pela PGR contra a parlamentar após o episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu(https://www.migalhas.com.br/quentes/376278/deputada-carla-zambelli-aponta-arma-e-corre-atras-de-homem-em-sp) o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. A perseguição iniciou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.
O Voto Conducente
No voto, o relator, ministro Gilmar Mendes, votou pelo recebimento da denúncia contra a deputada. Para S. Exa., existem indícios suficientes para a abertura da ação penal contra Carla Zambelli. ‘Ainda que a arguida tenha porte de arma, o uso fora dos limites da defesa pessoal, em contexto público e ostensivo, ainda mais às vésperas das eleições, em tese, pode significar responsabilidade penal,’ escreveu Gilmar. Leia o 5841783.pdf’>voto(https://www.migalhas.com.br/arquivos/2023/8/EDA0C72BE62D145841783.pdf) da divergência.
Como isso se desenrolará ainda está para ser visto, mas por enquanto, Carla Zambelli permanece como ré no STF.
Para informações adicionais, acesse o site