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Sextou?” A nova rotina do trabalho híbrido transforma a quinta-feira no dia mais movimentado no escritório – e no happy hour”
Introdução
Desde a retomada gradual do trabalho presencial, após o relaxamento dos protocolos de restrição da COVID-19, comportamentos notáveis(#) têm surgido no ambiente de trabalho. Dentre eles, a preferência por comparecer ao escritório nos dias de terça a quinta-feira, apelidada de ‘semana de deputado’. Essa tendência tem sido reforçada pelas empresas, que têm solicitado a presença dos funcionários com mais frequência.
A mudança nos hábitos de trabalho
De acordo com dados da plataforma de gestão de escritórios Deskbee, houve um aumento de quase 50% nas reservas de estações de trabalho no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Isso indica que a presença no escritório tem se tornado mais frequente, e a necessidade de reservar uma mesa para trabalhar tem se tornado uma realidade em muitas empresas.
O escritório como espaço de colaboração
Com o modelo de trabalho híbrido, o escritório tem se tornado um espaço destinado principalmente para atividades colaborativas e interação entre as equipes, como brainstorms(#), networking e momentos de conexão.
O desafio da produtividade
Entretanto, muitas empresas têm notado uma queda na produtividade de seus funcionários e têm solicitado o retorno ao escritório. Essa decisão tem gerado um desafio para equilibrar o desejo do profissional de trabalhar de casa com a necessidade da empresa de ter seus funcionários presentes.
O impacto na procura por empregos
Uma pesquisa recente da consultoria Robert Half revelou que 38% dos trabalhadores começariam a procurar um novo emprego se fossem obrigados a retornar ao escritório cinco dias por semana. Por outro lado, 33% das empresas voltaram ao regime antigo, exigindo 100% de presença dos funcionários.
A importância da cultura organizacional
Segundo Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half, o movimento de retorno aos escritórios é motivado principalmente pelo desejo de fortalecer a cultura organizacional. As lideranças têm enfatizado a importância de consolidar a identidade corporativa e aprimorar a gestão, já que a gestão remota se mostrou desafiadora.
A vacância de prédios corporativos
Dados da consultoria JLL mostram que antes da pandemia, a vacância de prédios corporativos na cidade de São Paulo era de apenas 13,6%. Em pouco mais de um ano, esse número subiu para 24,6%. Com a retomada gradual do trabalho presencial, as regiões mais tradicionais e concorridas da cidade têm sido as primeiras a serem preenchidas.
A quinta-feira como dia de happy hour
Além das mudanças no ambiente de trabalho, bares e restaurantes localizados próximos a regiões empresariais também têm notado uma mudança no comportamento dos consumidores. As quintas-feiras têm se tornado o dia de maior movimentação, tanto nos escritórios quanto nos happy hours.
A busca por imóveis próximos ao local de trabalho
Com o trabalho híbrido e a necessidade de comparecer ao escritório com mais frequência, tem havido uma mudança na procura por imóveis. Apesar do desejo de morar mais perto do local de trabalho, o preço alto e a inflação têm dificultado essa mudança para muitos trabalhadores.
Conclusão
A pandemia de COVID-19 provocou mudanças significativas no mundo do trabalho. O modelo de trabalho híbrido, que combina o trabalho remoto e presencial, tem se tornado cada vez mais comum e tem provocado mudanças nos hábitos de trabalho, na procura por imóveis e até mesmo nos dias de happy hour. À medida que avançamos para um ‘novo normal’, é provável que essas tendências continuem a evoluir.
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