Connect with us
b9435de9f03fc64f80269772d8a7324a Sema e Inema unem forças na luta contra o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia b9435de9f03fc64f80269772d8a7324a Sema e Inema unem forças na luta contra o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia

Notícias

Sema e Inema unem forças na luta contra o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia

Published

on

Introdução

Na última quarta-feira (16), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) intensificam suas ações conjuntas com o objetivo de combater o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia. O encontro ocorreu na sede da Sema, em Salvador, e teve como foco o alinhamento de dados sobre a operação de fiscalização conhecida como ‘Pacto pelo Cerrado’.

O Início da Operação

Desde o último domingo (13), equipes de técnicos e especialistas da Sema e do Inema, juntamente com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençois) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cerrado), estão realizando ações fiscalizatórias em 10 municípios distintos da região Oeste.

Advertisement

Objetivo do Encontro

Segundo Tiago Porto, superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), o encontro tinha como objetivo avaliar o contexto do desmatamento no Cerrado e iniciar a construção do Plano Estadual de Combate ao Desmatamento na região. Este documento estabelecerá as ações do Governo da Bahia para combater o desmatamento e as queimadas, além de promover a transição para um modelo mais sustentável de relação com a natureza.

Pacto pelo Cerrado

Além da fase de planejamento, o Pacto Pelo Cerrado é composto por um conjunto de ações que envolvem toda a Secretaria e Instituto. Vania Almeida, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental (SIDA), menciona que sua superintendência tem participação direta nas ações do Cerrado.

Advertisement

Situação Atual

Miguel Calmon, coordenador de Fiscalização Preventiva e de Condicionantes do Inema, destaca que os dados são preliminares, mas muitas informações repassadas pelas equipes de campo confirmam a existência de muitos desmatamentos irregulares.

O Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. Ele abrange diversos estados, incluindo a Bahia, onde a operação ‘Pacto pelo Cerrado’ está sendo realizada.

Advertisement

Pacto pelo Cerrado: O Plano

O objetivo do Pacto pelo Cerrado é listar e implementar ações prioritárias para reduzir inicialmente o desmatamento ilegal no Cerrado da Bahia. As ações do Pacto serão monitoradas durante toda a vigência do plano (de 2023 a 2027, mesmo período do PPCerrado Nacional).

Dados de Desmatamento

Utilizando dados do PRODES, foi constatado que a média de desmatamento no Cerrado da Bahia, entre 2001 e 2008, era de 1.488Km². Com a meta de redução de 40% do desmatamento até 2020, o valor máximo de desmatamento anual deveria ser de 893 Km² por ano. Em 2016, essa meta foi alcançada na Bahia, chegando ao mínimo de 598,17 Km² em 2018. No entanto, em 2021 (924 Km²) e em 2022 (1.427 Km²), houve um aumento significativo de desmatamentos no Oeste da Bahia.

Advertisement

MapBiomas

O MapBiomas é um projeto que visa validar e refinar alertas de desmatamento em todos os biomas brasileiros com imagens de alta resolução. O sistema cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirma com imagens de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial.

Fonte: Ascom/Sema

Advertisement

Conclusão

As ações conjuntas da Sema e do Inema na operação ‘Pacto pelo Cerrado’ demonstram o compromisso do Governo da Bahia em combater o desmatamento ilegal e promover um modelo mais sustentável de relação com a natureza. As equipes envolvidas continuarão monitorando a situação e trabalhando para garantir a preservação do Cerrado baiano.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.