Notícias
Saúde Bucal em Campina Grande – Uma Revolução com Proteses Dentárias
Introdução
A cidade de Campina Grande tem vivido uma evolução significativa na área da saúde bucal. Através de um programa inovador chamado Sorri Campina, a prefeitura tem revolucionado o sistema de saúde bucal local com várias iniciativas.
O Programa Sorri Campina
O programa Sorri Campina é uma iniciativa que busca melhorar a saúde bucal da população de Campina Grande por meio de diversas ações. A mais recente dessas ações foi a distribuição de 142 próteses dentárias para pacientes do município.
> ‘Esse serviço está devolvendo não somente a função mastigatória para essas pessoas, o que é importantíssimo, mas principalmente a autoestima retomada por eles a partir do momento em que eles vão poder sorrir. Existe um ganho funcional e outro psicológico’, explicou o coordenador da Rede de Saúde Bucal do Município, o cirurgião bucomaxilofacial, Tony Peixoto.
Fornecimento de Próteses Dentárias
As próteses dentárias foram confeccionadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro de Saúde Francisco Pinto, localizado no centro da cidade. Durante a entrega, os pacientes receberam o material, fizeram o teste e iniciaram o processo de adaptação.
Impacto na Vida dos Pacientes
Os pacientes beneficiados expressaram sua gratidão pelo programa. Uma das beneficiárias, Maria de Fátima Araújo, relatou como sua vida mudou após receber a prótese.
> ‘Antes eu usava uma prótese velha que tinha rachado e eu colei com cola. Adorei todas as pessoas que me atenderam, os dentistas, para fazer esses meus dentes lindos e maravilhosos, que agora eu estou linda e maravilhosa.’, relatou Maria de Fátima.
Futuros Planos do Programa
A prefeitura de Campina Grande, com o intuito de expandir o programa Sorri Campina, planeja produzir entre 80 a 120 próteses mensalmente. Além disso, em breve será inaugurado o CEO da Zona Sul, localizado no bairro da Catingueira, o qual também disporá de uma oficina para produção de próteses dentárias.
Investimentos na Saúde Bucal
Desde 2021, a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima tem trabalhado para ampliar a Rede Municipal de Saúde Bucal. Foram convocados 28 profissionais concursados, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, e reabertos consultórios odontológicos que estavam desativados devido à pandemia da COVID-19.
Novas Unidades de Saúde Bucal
Paralelamente, foram implantadas novas unidades de Saúde Bucal, como nas UBS’s Adalberto César (Pedregal), Crisóstomo Lucena e Antonio Virgílio Brasileiro (Aluizio Campos) e Raiff Ramalho (Santa Cruz).
Investimentos em Equipamentos e Materiais
A gestão também investiu mais de R$ 1.300.000,00 em equipamentos e materiais de trabalho para a área da saúde bucal, além de construir uma Central de Dispensação de Insumos Odontológicos.
Atendimento Odontológico Hospitalar
Na rede hospitalar, foi criado o Plantão Odontológico da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia (UPA Alto Branco), que funciona todos os dias, das 7h às 23h, para casos de urgência.
Assistência Odontológica para Pessoas com Necessidades Especiais
No Hospital Municipal Dr. Edgley, após a reforma do centro cirúrgico, foi implementada a Assistência Odontológica sob anestesia geral, incluindo procedimentos clínicos e cirúrgicos em pessoas com Necessidades Especiais.
Plano Municipal de Saúde Bucal
A cidade de Campina Grande está prestes a lançar o Plano Municipal de Saúde Bucal. Esse plano visa orientar todas as políticas públicas para a saúde bucal no município, com o objetivo de implantar uma equipe de odontologia em cada Unidade Básica de Saúde da cidade, a longo prazo.
Para informações adicionais, acesse o site