Notícias
São Paulo lança programa de intercâmbio Prontos para o Mundo””
O governador Tarcísio de Freitas apresentou um projeto inovador na segunda-feira (6), que tem como objetivo principal preparar estudantes do ensino médio para o cenário global. Conhecido como ‘Prontos para o Mundo’, este programa promete abrir portas para um futuro mais promissor para milhares de estudantes.
Visão Geral
O projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), propõe a oferta de mil bolsas de estudo de seis meses em cinco países anglófonos, além da disponibilização de um curso intensivo e online de inglês para 70 mil alunos e 15 mil professores da rede estadual de ensino.
> “Para nós, o Prontos para o Mundo é um dos programas mais importantes de todo o governo. Porque ele tem a ver com futuro, transformação e oportunidades que têm o poder de mudar a vida de milhares de estudantes. Eu acredito na transformação pela educação e tenho certeza que vocês também acreditam”, disse Tarcísio.
Expansão do Programa
O governador fez questão de enfatizar que este é apenas o início do programa. A intenção é expandir o número de alunos e professores beneficiados assim que a iniciativa ganhar corpo e provar sua eficácia.
Investimento do Governo
O investimento inicial do Governo do Estado para a implementação deste projeto será de aproximadamente R$ 120 milhões. Este valor será usado para financiar a nova política pública, que visa promover a educação e a ascensão social dos estudantes.
Fases do Programa
O ‘Prontos para o Mundo’ será dividido em duas etapas. Na primeira, 70 mil alunos serão agraciados com um ano de curso de inglês no formato online e ao vivo, no contraturno escolar. A segunda fase será dedicada ao intercâmbio, no qual mil alunos serão selecionados para estudar no exterior.
Processo de Seleção
A seleção dos estudantes será feita por meio de provas de inglês aplicadas na metade e no final do curso. Além disso, serão consideradas as notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e a frequência escolar a partir de 85%, além da idade mínima e da autorização dos pais ou responsáveis.
Benefícios para os Alunos
Os alunos selecionados para o intercâmbio terão todas as despesas pagas pelo estado, incluindo passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas. Eles também receberão uma bolsa-auxílio para despesas pessoais durante a estadia no exterior.
Destinos do Intercâmbio
O intercâmbio será realizado em escolas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Os embarques serão feitos após um período de preparação dos alunos e dos responsáveis.
Validação do Semestre no Exterior
No exterior, o semestre letivo terá equivalência a igual período no Brasil, com frequência e notas validadas pela Secretaria da Educação.
Benefícios para os Professores
O programa também selecionará 15 mil professores de inglês da rede estadual para o curso intensivo de inglês. Além disso, cem deles serão selecionados para intercâmbios de um mês a partir de 2025.
Regulamentação
As regras de seleção dos professores serão regulamentadas após a aprovação do projeto de lei do ‘Prontos para o Mundo’ pela Alesp.
Conclusão
O lançamento do programa é um marco na história da educação do estado de São Paulo. Ele promete transformar a vida de milhares de estudantes e professores, oferecendo-lhes a oportunidade de se prepararem para o mundo.
Leia mais: Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda abre inscrições para o Curso de Metrologia e Desenho Técnico
“`php
echo ‘Fim do Artigo’,
“`
Para informações adicionais, acesse o site