Notícias
Ronney Peixoto – Novo Secretário de Mineração do Amazonas
Introdução
O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou recentemente a nomeação de Ronney Cesar Campos Peixoto para o cargo de Secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás. Peixoto traz consigo uma agenda de prioridades que inclui a negociação de compensações para indígenas em áreas de potencial mineração, bem como o lançamento de novas estratégias econômicas para o estado do Amazonas.
Compensações aos Indígenas
Peixoto afirma que se houver necessidade de compensações aos indígenas em áreas com potencial de exploração de minérios, o governo certamente irá apoiar e auxiliar para que essas compensações sejam realizadas. Esta declaração surge no contexto de litígios recentes envolvendo a exploração de jazidas de potássio em Autazes e campos de gás natural em Silves, ambos na Região Metropolitana de Manaus.
Disputas Judiciais
Em ambos os casos, as iniciativas foram objeto de ações judiciais devido à alegada falta de consulta às comunidades indígenas Mura, cujas terras estão em processo de demarcação. Peixoto assume suas funções com a missão de resolver essas questões e abrir caminho para novas matrizes econômicas.
Licenças Ambientais
Em Autazes, a exploração de potássio foi interrompida por discussões sobre qual órgão seria competente para emitir licenças ambientais para o empreendimento. A empresa Potássio do Brasil obteve uma licença do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), órgão estadual, em 2015. No entanto, tanto o MPF (Ministério Público Federal) quanto os índios Mura alegam que apenas o Ibama poderia autorizar.
> Veja mais: Exploração de potássio no AM tem apoio de ministério e briga na Justiça(https://amazonasatual.com.br/exploracao-de-potassio-no-am-tem-apoio-de-ministerio-e-briga-na-justica/)
Exploração de Gás Natural
Em Silves, a Associação de Silves pela Preservação Ambiental e Cultural (Aspac), que alega representar os índios Mura, sustenta que a competência para emitir licenças ambientais é do Ibama. A Eneva S/A opera no local explorando gás natural com autorização do Ipaam.
Apoio Governamental
No âmbito federal, a exploração de potássio conta com o apoio do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Em uma visita a Manaus, ele afirmou: ‘A maior mina de potássio no Amazonas está em Autazes. Portanto, se puder ser explorada, é ótimo, eu apoio. Mineração bem feita gera riqueza, emprego e renda’.
Impacto Ambiental
Para tornar os empreendimentos viáveis, o governo estadual deverá avaliar quais são as ‘atenuantes que podem ser feitas’, afirmou o secretário Ronney Peixoto, reconhecendo que ‘todo empreendimento tem impacto ambiental’. ‘O governador disse que o que tiver que ser feito, todas as condicionantes que o Amazonas tiver que cumprir, o Amazonas vai cumprir’, afirmou.
Novas Matrizes Econômicas
Criada em abril, a secretaria será responsável pelas políticas públicas destinadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade, consideradas novas matrizes econômicas. ‘Um dos maiores desafios do estado sempre foi desenvolver novas matrizes econômicas para não ficarmos sempre dependendo de um único modelo econômico’, disse Peixoto.
Para informações adicionais, acesse o site