Notícias
Rondônia Cidadã – Um marco de 50 mil serviços essenciais prestados
O programa Rondônia Cidadã, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado de Rondônia, comemora um marco importante: a realização de 50 mil atendimentos. Esta conquista representa um passo significativo na realização de seu objetivo – fornecer acesso rápido e simples aos serviços básicos para a população em áreas como social, saúde, educação e segurança.
Breve Histórico
Lançado em 2019, o programa começou como um projeto chamado Seas Cidadã, idealizado pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas. O distrito de Extrema, na região de Porto Velho, foi o primeiro a se beneficiar desta iniciativa em 2019. Desde então, o programa tem crescido e se transformado, atendendo a um total de 35 municípios em 58 edições.
Retomada dos Atendimentos
Após um breve intervalo em 2021, o programa retomou com edições em Extrema e Guajará-Mirim, distante 328 quilômetros de Porto Velho. Agora, em 2022, o projeto foi elevado à categoria de programa, com a proposta de expandir seus serviços gratuitos para todos os 52 municípios de Rondônia.
Serviços Oferecidos
O Rondônia Cidadã oferece uma variedade de serviços gratuitos para a população, incluindo:
1. Emissão de documentos pessoais
2. Orientações sobre trabalho, emprego e renda
3. Informações sobre relações de consumo, previdenciária e jurídica
4. Atendimento de assistência social, psicológico e de saúde
5. Realização de exames e orientação nutricional
6. Ações de educação de trânsito
7. Corte de cabelo
Para a emissão da segunda via da Carteira de Identidade, é cobrada uma taxa, exceto se houver um Boletim de Ocorrência de roubo ou furto.
Rondônia Cidadã e a Cidadania
Para o governador Marcos Rocha, o programa é fundamental para proporcionar cidadania e apoiar a sociedade, especialmente as pessoas em situação econômica vulnerável. Os atendimentos são realizados aos sábados e domingos, permitindo que as pessoas não precisem se ausentar do trabalho ou da instituição de ensino nos dias úteis.
Parcerias e Colaborações
O programa Rondônia Cidadã conta com a colaboração de municípios e instituições públicas ou do terceiro setor. Ele une os serviços públicos de órgãos da Administração Direta e Indireta, autarquias, empresas públicas e fundações, além de outros Poderes e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos.
Atendimento Recentemente em Urupá
O município de Urupá, a 396 quilômetros de Porto Velho, foi o último a ser atendido pelo programa em 19 e 20 de agosto, onde foram realizados 1.001 atendimentos diversos.
Próximas Edições
O próximo evento do Rondônia Cidadã acontecerá em Vilhena, a 705 quilômetros da capital, nos dias 26 e 27 de agosto, e em Itapuã do Oeste, a 112 quilômetros, nos dias 2 e 3 de setembro.
Além dos Serviços Essenciais
Além dos serviços essenciais, o programa também aborda temas importantes como meio ambiente, reciclagem e uso de tecnologias. Para as crianças, são disponibilizadas atividades de lazer e educativas.
Conclusão
O programa Rondônia Cidadã é um exemplo de como o governo pode fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo serviços essenciais de forma acessível e conveniente. Com 50 mil atendimentos realizados e muitos mais pela frente, este programa é um marco na promoção da cidadania em Rondônia.
> ‘Com esta ação, agregamos os serviços públicos dos órgãos da Administração Direta e Indireta, incluindo autarquias, empresas públicas e fundações, bem como de outros Poderes e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos’, destacou o governador Marcos Rocha.
Rondônia Cidadã: um programa de cidadania e serviços essenciais para todos.
Para informações adicionais, acesse o site