Notícias
Reunião Emocional Entre Mãe e Filha Após 36 Anos de Separação
*‘Um reencontro após 36 anos de busca’ – a história de uma mãe e filha que se reencontraram após décadas de separação, graças ao empenho de uma dedicada assistente social de Vitória.’
Introdução
Entre a esperança e a incerteza, uma história de 36 anos de busca por um reencontro entre mãe e filha finalmente teve um final feliz. Alvina Maria de Jesus, 77 anos, e sua filha Maria Ferreira, 59, puderam se abraçar novamente graças à dedicação da assistente social Ana Andreia Barcelos Serafim, que trabalha na unidade de saúde de Andorinhas, em Vitória.
O Início da História
Ana Andreia conheceu Alvina no início dos anos 2000, quando a prefeitura de Vitória estava realocando moradores de áreas de risco para conjuntos habitacionais. Na época, Alvina havia herdado o direito à casa de um filho que havia falecido, e Ana Andreia a acompanhou nesta transição, além de ajudá-la a buscar um benefício social quando completou 65 anos.
A Busca pela Família
Apesar de ter perdido o contato com Alvina quando seu contrato com a prefeitura terminou, Ana Andreia nunca esqueceu daquela mulher que tanto precisava de ajuda. Ela tentou encontrar a família de Alvina, mas sem sucesso. No entanto, o destino proporcionou uma nova oportunidade para Ana Andreia concluir sua missão.
O Reencontro Inesperado
Em um retorno à Prefeitura e à unidade de saúde de Andorinhas, Ana Andreia se deparou com Alvina novamente durante uma visita ao Asilo dos Idosos de Vitória. Emocionada, ela se comprometeu a encontrar a filha de Alvina, Maria Ferreira.
A Investigação
Ana Andreia buscou por Maria Ferreira em vários sistemas, como o CadÚnico e o Cartão SUS, mas os resultados foram infrutíferos. A virada veio quando ela decidiu pesquisar no sistema de imunização nacional, onde encontrou uma mulher com a mesma idade que Maria Ferreira e que morava no estado de São Paulo.
A Confirmação
Com a ajuda de sua colega Fabiola Nascimento Martins, Ana Andreia conseguiu confirmar a identidade de Maria Ferreira e passou seu contato para ela. Desde então, mãe e filha começaram a se comunicar para organizar um reencontro que finalmente aconteceu.
O Desencontro Original
Maria Ferreira conta que a última vez que viu sua mãe foi em 1987, na cidade de Poções, na Bahia. Ela tinha se mudado para São José dos Campos, em São Paulo, e durante uma visita à mãe, descobriu que seu irmão Valdir havia se mudado com ela para o Espírito Santo.
O Sofrimento da Saudade
Ao longo desses 36 anos, Maria Ferreira sentiu muita falta da mãe e até procurou ajuda em um programa de televisão nacional. ‘Eu lembrava dela todos os dias, especialmente no Dia das Mães. Meu coração sofria muito de saudade’, conta Maria.
O Reencontro
Finalmente, o tão esperado reencontro ocorreu. Quando Maria Ferreira chegou em Vitória, ela foi direto ao Asilo dos Idosos. O reencontro trouxe muitas lembranças e lágrimas de felicidade. Alvina pode ver as fotos dos netos crescidos e, pela primeira vez, imagens dos seus bisnetos.
Conclusão
O reencontro entre Alvina e Maria Ferreira é uma história de esperança e persistência. Graças ao trabalho de Ana Andreia, uma família foi reunida e duas vidas foram mudadas para sempre. ‘Quando vi minha mãe, achei que meu coração ia sair pela boca. Mas Deus me deu forças, e a ela também. Graças a Deus nossos caminhos se encontraram novamente e agora não saio mais de perto da minha mãe’, disse Maria Ferreira.
Para informações adicionais, acesse o site