Notícias
Retomada das Obras na Barragem de Atalaia em Sebastião Barros
Introdução
O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) anunciou a retomada das obras na Barragem de Atalaia, localizada no município de Sebastião Barros. A obra, que representa um investimento estimado de R$ 55,2 milhões, destaca-se como um dos principais projetos de infraestrutura do Estado.
Detalhes do Projeto
Com um coroamento de 2.581m e altura de 24m, a barragem tem a capacidade de acumulação de água de 211 milhões m³. Os fundos para o projeto provêm do Tesouro Estadual e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Progresso Atual e Expectativas
Com mais de 80% do projeto já executado, a obra está atualmente focada na fase de supressão vegetal, essencial para o progresso do projeto. Espera-se que a barragem seja concluída até o final de 2024.
Compensação Ambiental
O projeto inclui critérios de compensação ambiental devido ao processo de supressão vegetal. A reposição florestal será realizada por meio do plantio de espécies nativas em uma área equivalente à da supressão e na mesma bacia hidrográfica.
Medidas de Proteção à Fauna
Medidas preventivas foram adotadas para minimizar o risco de acidentes com espécimes da fauna silvestre durante o processo de construção. O foco está no afugentamento e resgate de espécies mais suscetíveis a acidentes devido à sua baixa capacidade de mobilidade, como répteis e anfíbios.
Impacto Socioeconômico
A retomada da obra é vista como um passo importante para a melhoria das condições de vida na região. A conclusão da Barragem de Atalaia também impulsionará significativamente a economia local, criando oportunidades de emprego e estimulando o crescimento de diversos setores, como agricultura, piscicultura, pecuária e turismo.
Assentamentos
Como parte das ações socioambientais, os moradores que vivem em áreas que serão alagadas pela Barragem de Atalaia serão reassentados. Dois assentamentos, com 44 casas cada um, serão entregues. O sorteio das casas ocorrerá neste mês.
Declarações Locais
Para os habitantes da região, como Eugênio Ribeiro, a finalização da barragem é aguardada com entusiasmo. Ele planeja criar peixes na nova área e vê um futuro promissor para a região, com oportunidades para a criação de gado, produção de leite e queijo, além de horticultura.
Conclusão
A retomada das obras na Barragem de Atalaia é um marco importante para o desenvolvimento socioeconômico do Piauí. Com seu impacto na segurança hídrica, criação de empregos e estímulo ao crescimento de diversos setores, a barragem tem o potencial de transformar a vida de muitos habitantes da região.
Links Úteis
Site do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi)
Site da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)
Sobre o Autor
João Bandeira é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe, tendo atuado como produtor de televisão e de rádio em Aracaju, na TV Cidade, na antiga Rádio Liberdade AM e estagiado como locutor na Aperipê FM. No Piauí, tem passagens como repórter e apresentador em emissoras de televisão no norte do estado e como integrante dos quadros de reportagem de emissoras de Teresina. Desde que chegou em Teresina, atua na área do jornalismo municipalista, acompanhando de norte a sul do território piauiense o que acontece de mais interessante em todas as nossas cidades.
Para informações adicionais, acesse o site
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.