Notícias
Redução do Desemprego no Maranhão
O Maranhão é um dos oito estados brasileiros que apresentaram uma redução notável na taxa de desemprego durante o segundo trimestre de 2023. Os dados, provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entendendo os Números
Segundo o levantamento, a taxa de desocupação no Maranhão diminuiu de 9,9% para 8,8% entre os meses de abril, maio e junho. A redução de 1,1 ponto percentual traduz uma melhora significativa, colocando o Maranhão na quinta posição entre as unidades federativas com as maiores quedas no desemprego. No Nordeste, apenas o Rio Grande do Norte superou o Maranhão.
Histórias de Sucesso
Lucas Fonseca, 30 anos, engenheiro de produção e gestor de projetos, é um dos muitos maranhenses que conseguiram emprego durante este período. Após três meses desempregado, Lucas encontrou uma oportunidade em uma empresa de consultoria.
> ‘No início, tive receio, pois o cenário de um novo emprego era incerto. Mas, após um processo seletivo, fui contratado para o cargo que ocupo atualmente’, relata Lucas.
Políticas de Incentivo ao Trabalho
Luiz Henrique Lula, secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, atribui o bom desempenho à combinação de políticas de incentivo e investimentos realizados pelo Governo do Estado.
‘O Maranhão tem se mostrado um ambiente favorável para a geração de empregos. A diminuição do desemprego é fruto de vários fatores, como as políticas de atração de novos negócios, investimentos em diferentes setores e a retomada dos investimentos em parceria com o Governo Federal’, destaca o secretário.
O Reaquecimento da Economia
O Maranhão tem vivido um reaquecimento notável de sua economia. Lula salienta que o estado tem se mostrado uma porta aberta para novas oportunidades de negócios em setores como o agrícola, industrial e portuário.
> ‘Estamos trabalhando para mostrar as potencialidades do nosso estado, inclusive para o mercado internacional. Nossa meta é reafirmar para o investidor que o Maranhão é um investimento seguro’, avalia o secretário.
Investimentos Direcionados
Entre os investimentos direitos realizados pelo Governo do Maranhão, Lula destaca as obras realizadas nos primeiros 100 dias de governo, além de outras que estão em andamento e que têm um impacto direto na economia, movimentando o setor da construção civil.
‘O Governo Federal também voltou a investir nos estados, especialmente em obras de infraestrutura. Isso impulsiona tanto o emprego formal quanto o informal, criando um ambiente que favorece a circulação de renda e, consequentemente, a abertura de postos de trabalho em outros setores, como comércio e serviços’, informa o secretário.
Investimentos em Festividades
O secretário também destaca os investimentos realizados nas festividades do Carnaval e do São João. Durante o período junino, o governo investiu R$ 44 milhões, gerando um retorno de R$ 262 milhões para a economia do estado.
‘As festas populares movimentam o turismo, aquecendo a rede hoteleira, os restaurantes e a própria economia circular, como o artesanato, aumentando as vagas de trabalho disponíveis para atender à alta demanda do período’ , afirma o secretário.
Geração de Emprego no Maranhão
Luiz Henrique Lula ressalta que a geração de emprego no Maranhão tem sido mais acentuada do que em outros estados do país.
‘Apesar do desaquecimento da economia em decorrência da Covid-19, o Maranhão foi o estado que mais gerou empregos nos últimos dois anos na Região Nordeste. Investimentos assertivos feitos para combater a pandemia ajudaram o estado a se recuperar mais rapidamente que outros e a retomar suas atividades econômicas. Há outros estados em ascensão, mas no Maranhão esta retomada é mais acentuada’, ressalvou o secretário.
Qualificação da Mão de Obra
Ações de qualificação da mão de obra e de intermediação entre quem está buscando emprego e quem tem vagas a oferecer também foram apontadas por Luiz Henrique Lula como fatores que têm contribuído para manter os bons índices de geração de emprego no estado.
O Programa Mais Renda
Finalmente, o secretário destaca o programa Mais Renda, do Governo do Maranhão. Este programa reúne várias estratégias e ações voltadas à emancipação financeira e à melhoria da qualidade de vida dos pequenos empreendedores, especialmente aqueles que atuam no mercado informal, através de capacitação, fomento e acompanhamento técnico e gerencial.
‘O programa Mais Renda é uma importante ferramenta de combate ao desemprego e de fomento ao empreendedorismo, contribuindo para a redução da taxa de desocupação no Maranhão’, conclui o secretário.
Para informações adicionais, acesse o site