Notícias
Redução de Equipe na Enel – Uma Análise do Impacto
A Enel, uma das principais empresas de fornecimento de energia do Brasil, tem enfrentado críticas significativas devido aos recentes apagões em São Paulo. A situação é ainda agravada pelo fato de que a empresa reduziu drasticamente seu quadro de funcionários nos últimos anos.
A Redução de Funcionários
Segundo dados apresentados pela própria Enel à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), houve uma redução de quase 36% em sua força de trabalho entre 2019 e 2023. Em 2019, a empresa contava com 23.835 funcionários e colaboradores. No entanto, até o final de setembro de 2023, o número caiu para 15.366 profissionais.
Aumento de Clientes
Curiosamente, durante o mesmo período em que a força de trabalho da Enel diminuiu, o número de clientes atendidos pela empresa na região metropolitana de São Paulo aumentou em 7%, totalizando 7,85 milhões de consumidores.
A Relação entre Funcionários e Clientes
Em 2019, a Enel tinha um funcionário para cada 307 clientes. Atualmente, cada funcionário atende um grupo de 511 consumidores em média.
A Resposta da Enel
A Enel argumenta que sua efetividade na recuperação da rede de energia é maior agora do que em 2019. A empresa ressalta que, após uma tempestade recente com ventos de mais de 100 km/h, conseguiu normalizar o fornecimento de energia para 960 mil clientes em 24 horas.
Investimento em Infraestrutura
A Enel afirma que realiza um investimento médio anual de R$ 1,3 bilhão, um volume considerado recorde pela companhia. Segundo a empresa, esse investimento está sendo destinado principalmente à digitalização e automação da rede elétrica, melhorando a qualidade dos serviços e a eficiência da companhia.
O Impacto das Tempestades
Segundo a Enel, a maioria dos apagões foi causada por quedas de árvores em fiações. Para restabelecer a rede, é necessário remover as árvores dos pontos críticos.
Mortes em São Paulo
As fortes chuvas recentes resultaram em várias mortes em São Paulo. De acordo com o governo de São Paulo, sete pessoas morreram em consequência dessas chuvas.
Chamados para Quedas de Árvores
Durante a tempestade, houve mais de mil chamados para quedas de árvores na região metropolitana da capital.
Desabamentos em Todo o Estado
A Defesa Civil registrou cerca de 100 desabamentos em todo o estado, com danos em muros, casas e destelhamentos de imóveis.
Chamados de Ocorrências
As Defesas Civil estadual e municipais e o Corpo de Bombeiros registraram mais de 2 mil chamados de ocorrências em 40 cidades.
Previsão do Tempo
Até o momento, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.
A Enel continua trabalhando para restabelecer a energia em São Paulo, mas ainda não existe uma previsão exata para a normalização completa do serviço. Enquanto isso, a empresa enfrenta críticas e questionamentos sobre a redução de seu quadro de funcionários e suas implicações para o fornecimento de energia na maior cidade do Brasil.
Para informações adicionais, acesse o site