Connect with us
IMG 2511 e1693233540753 scaled Psicólogos nas Escolas - 368 profissionais se integram às equipes de escolas estaduais IMG 2511 e1693233540753 Psicólogos nas Escolas - 368 profissionais se integram às equipes de escolas estaduais

Notícias

Psicólogos nas Escolas – 368 profissionais se integram às equipes de escolas estaduais

Published

on

A última segunda-feira (28) marcou um grande marco para a educação no estado de São Paulo. 368 psicólogos passaram a fazer parte das unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio do programa Psicólogos nas Escolas.

Um programa com alcance em todo o estado

Este programa revolucionário beneficiará todas as regiões do estado, com o objetivo de aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e criar ambientes escolares cada vez mais harmoniosos e saudáveis.

Advertisement

> ‘A Secretaria da Educação garante a autonomia às diretorias de ensino e seus professores especialistas para que, conhecendo suas comunidades escolares, suas demandas, suas particularidades e necessidades, possam acompanhar o trabalho dos psicólogos de perto.’ – Ian Nunjara, coordenador do Conviva.

Primeira semana de atuação

Na primeira semana de atuação, os psicólogos participaram de encontros nas diretorias regionais de ensino, imergindo na rede estadual. A partir de 4 de setembro, após as formações iniciais, eles começaram a atuar diretamente com as comunidades escolares.

Advertisement

Expansão do programa

O programa prevê a contratação de um total de 550 psicólogos pela empresa vencedora da licitação da pasta. A previsão é que os outros 182 profissionais comecem a trabalhar no próximo mês.

Atuação dos profissionais

Os psicólogos trabalharão principalmente em conjunto com os professores orientadores de convivência (POCs) e diretores escolares, e em nível regional, com os professores especialistas em currículo (PECs) do Conviva.

Advertisement

Eles ajudarão a desenvolver ações do plano de melhoria da convivência escolar, que incluem:

1. Elaborar e promover formações, orientações e dinâmicas com os profissionais da educação e estudantes para prevenir e mitigar conflitos.
2. Atuar em caráter universal, com projetos que beneficiem toda a comunidade escolar.
3. Em caráter de exceção, eles estão autorizados a fornecer atendimento individualizado e, quando necessário, promover a orientação e encaminhamento para a rede protetiva, como unidades de saúde.
4. Eles devem empregar somente métodos, técnicas e instrumentos de avaliação reconhecidos cientificamente na prática profissional e de acordo com as normativas e diretrizes do Conselho Federal de Psicologia.

Advertisement

Supervisão do programa

Para acompanhar o desenvolvimento das atividades, 16 desses profissionais atuarão na supervisão do programa e estarão divididos entre as regiões administrativas do Estado.

Horário de trabalho

Cada um dos psicólogos atuará por 30 horas semanais, no horário de funcionamento das unidades escolares às quais estarão vinculados.

Advertisement

Apoio técnico

A equipe técnica do Conviva, responsável por fazer a gestão do programa, foi ampliada neste ano para garantir todo e qualquer suporte ao programa.

Investimento no programa

A Seduc-SP investirá, por ano, R$ 126 milhões no programa. Em casos de emergência, a empresa vencedora da licitação deve apresentar à Seduc-SP um parecer técnico dentro do prazo de 24 horas.

Advertisement

Conclusão

O programa Psicólogos nas Escolas é uma iniciativa inovadora que tem o potencial de transformar a educação no estado de São Paulo, proporcionando um ambiente de aprendizado mais saudável e harmonioso para os estudantes.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais para se manter atualizado sobre as novidades do programa.

Advertisement

Link para o site oficial da Secretaria da Educação(http://www.educacao.sp.gov.br)

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement