Connect with us
Proposta de Projeto de Lei para Porte de Arma aos Servidores da Funai Proposta de Projeto de Lei para Porte de Arma aos Servidores da Funai

Notícias

Proposta de Projeto de Lei para Porte de Arma aos Servidores da Funai

Published

on

A Comissão de Segurança Pública (CSP) está avaliando um projeto de lei que visa permitir o porte de armas de fogo para os membros da Fundação Nacional do Índio (Funai) que realizam atividades de fiscalização.

A Reunião Deliberativa

Na terça-feira (5), às 11h, a CSP realizou uma reunião para discutir a proposta. Este projeto de lei, conhecido como PL 2.326/2022, tem como objetivo adicionar um novo inciso ao Artigo 6º do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003).

Advertisement

Condições para o Porte de Arma

O porte de arma será concedido com base em critérios técnicos e psicológicos. Isto é, o servidor deve demonstrar capacidade técnica e aptidão psicológica para manusear a arma. Essas condições já estão previstas no Artigo 4º do Estatuto do Desarmamento.

Relator do Projeto

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) é o relator do projeto e expressou seu apoio à proposta. O projeto é de autoria de uma comissão temporária externa que investigou as causas do aumento da criminalidade e dos atentados na região Norte.

Advertisement

Motivação do Projeto

A proposta foi motivada pelos assassinatos de Bruno Araujo Pereira, um servidor da Funai, e do jornalista inglês Dom Phillips na região do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (AM), em junho de 2022.

Número de Servidores na Funai

Segundo o Portal da Transparência, a Funai conta com 2.946 servidores. No entanto, nem todos necessitariam do porte de arma, pois muitos não realizam atividades de fiscalização.

Advertisement

Objetivo da Proposta

A proposta busca evitar novos incidentes trágicos, dando aos servidores da Funai a chance de se defenderem. Seu trabalho muitas vezes contraria os interesses de criminosos, como garimpeiros ilegais, traficantes de drogas, biopiratas e madeireiros clandestinos.

Restrições ao Porte de Arma

Os servidores não serão autorizados a portar armas particulares nem fora do serviço. A arma será da Funai e deverá ser mantida sob a custódia do servidor quando o serviço for perigoso.

Advertisement

Tramitação do Projeto

Depois de passar pela CSP, o projeto será avaliado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Local da Reunião

A reunião da CSP foi realizada na sala 9 da ala Alexandre Costa.

Advertisement

Espera-se que esta medida traga mais segurança aos servidores da Funai e ajude a prevenir futuras tragédias. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que a proposta se torne lei. Todos os olhos estarão voltados para as próximas etapas do processo legislativo.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.