Notícias
Projetos Sociais Recebem Sinal Verde da Rede Social de Setubal para Candidatura ao Programa Escolhas
A Rede Social de Setubal aprovou quatro projetos sociais para candidatura ao Programa Escolhas, um programa que tem como objetivo promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos vulneráveis. Os projetos em questão são ‘Sem (In)Diferenças’, da APPACDM de Setubal, ‘Inclusão em Movimento’, da Associação Ritmus Bounce Academia de Dança, ‘TT – Teia Trampolim’, da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, e ‘Jovens Olímpicos’, da ACM/YMCA Setubal.
Projetos Aprovados
Os projetos aprovados receberam luz verde para avançar com a candidatura devido às necessidades do território e aos instrumentos estratégicos da Rede Social de Setubal. A decisão foi tomada numa reunião plenária presidida pelo vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setubal. Foi destacado o fato de algumas entidades promotoras destes projetos se candidatarem, pela primeira vez, ao Programa Escolhas.
Sem (In)Diferenças
O projeto ‘Sem (In)Diferenças’, promovido pela APPACDM de Setubal, tem como objetivo ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 30 de agosto de 2026 no Bairro da Bela Vista, na freguesia de São Sebastião. O projeto pretende abranger diretamente um total de sessenta crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos.
Jovens Olímpicos
O projeto ‘Jovens Olímpicos’, promovido pela ACM/YMCA de Setubal, tem como objetivo ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2026. O projeto vai aos bairros da Terroa, Camarinha e Bela Vista, também em São Sebastião, abrangendo sessenta crianças e jovens do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas Luísa Todi com contextos sociofamiliares vulneráveis e dificuldades escolares.
Inclusão em Movimento
O projeto ‘Inclusão em Movimento’, promovido pela Associação Ritmus Bounce Academia de Dança, tem como objetivo ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 1 de outubro de 2026 nas freguesias do Sado e de Gambia-Pontes-Alto da Guerra. O projeto destina-se a pelo menos sessenta alunos do 1.º ciclo, com idades entre os 6 e os 10 anos, de contextos socioeconômicos vulneráveis.
TT – Teia Trampolim
Por fim, o projeto ‘TT – Teia Trampolim’, da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, tem como objetivo ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2026. As ações são direcionadas para a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas e bairros do Casal das Figueiras, do Viso e dos Pescadores, envolvendo 65 jovens dos 12 aos 20 anos.
Conclusão
Os projetos apresentados na reunião plenária propõem-se a desenvolver atividades que se enquadram em duas áreas estratégicas de intervenção definidas pelo Programa Escolhas, ‘Educação, Formação e Emprego’ e ‘Dinamização Comunitária e Cidadania’. Com a aprovação da Rede Social de Setubal, estes projetos agora têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas crianças e jovens.
Para informações adicionais, acesse o site