Connect with us
Projeto Literário das Irmãs - ping - 2023-08-31 18 -56 -00.103342 do Piauí Compete pelo Prêmio Jabuti Projeto Literário das Irmãs - ping - 2023-08-31 18 -56 -00.103342 do Piauí Compete pelo Prêmio Jabuti

Notícias

Projeto Literário das Irmãs – ping – 2023-08-31 18 -56 -00.103342 do Piauí Compete pelo Prêmio Jabuti

Published

on

Introdução

O Prêmio Jabuti, a mais prestigiosa honraria literária do Brasil, tem entre seus indicados um projeto inovador e impactante. ‘Ipiranga 60 anos: história, memória e cultura de um povo’, concebido pelas irmãs Daiane Rufino e Maria Helenita Rufino, está concorrendo na categoria Fomento à Leitura, destinada a iniciativas que incentivam e estimulam a prática da leitura.

A Origem do Projeto

O projeto tem suas raízes em Ipiranga do Piauí, uma cidade situada a 263 km de Teresina. Durante os anos de 2021 e 2022, as irmãs Rufino se dedicaram a contar a história e as contribuições sociais, políticas, econômicas e culturais dos habitantes de Ipiranga. A ideia era não apenas incentivar a leitura entre os moradores, mas também fomentar o trabalho de novos autores.

Advertisement

O Processo de Criação

Daiane Rufino, jornalista, e Maria Helenita Rufino, professora, realizaram um meticuloso processo de pesquisa e redação para a criação do livro. Selecionaram 37 moradores das zonas urbana e rural de Ipiranga para serem entrevistados, resultando em um total de 200 entrevistas realizadas ao longo do projeto.

> “Durante todo o projeto ouvi muitos relatos emocionantes, principalmente dos idosos de Ipiranga que se viram no livro. Além deles, me emocionei com alguns jovens que me disseram que estavam lendo um livro pela primeira vez na vida. Eles se interessaram, pois o projeto relatava suas histórias e experiências”, disse Daiane Rufino.

Advertisement

Impacto e Contribuições

O projeto não só despertou o interesse pela leitura entre os jovens e idosos de Ipiranga, mas também permitiu que alguns moradores realizassem o sonho de se tornarem autores. Um exemplo é a diretora escolar e escritora Djane Martins, que contribuiu com a produção do livro.

> “Desde criança sempre tive o sonho de ser escritora, mas nunca houve oportunidade, já que vivi muito tempo na Zona Rural, na comunidade Tabocas. Em 2022, a Daiane me mostrou o projeto e eu resolvi registrar um enredo sobre Tabocas. Foi emocionante revivenciar toda aquela cultura que também faz parte da minha história’, contou Djane Martins.

Advertisement

O Livro ‘Ipiranga 60 anos: história, memória eerror

Something went wrong. Please try again.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.