Connect with us
Programação Transformando Vidas em Mato Grosso Programação Transformando Vidas em Mato Grosso

Notícias

Programação Transformando Vidas em Mato Grosso

Published

on

Em meados de 2022, uma iniciativa inédita foi lançada em Mato Grosso. O então secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Munhoz Ferraz, aceitou o desafio proposto pelo governador: estruturar um curso gratuito de formação de desenvolvedores e programadores de sistema. O propósito era claro: combater o déficit de profissionais qualificados na área de tecnologia no estado e no país.

Aceitando o Desafio

> ‘O sentimento é de missão cumprida. Este nível de educação tecnológica é crucial para o país e para o cidadão

Advertisement

A aposta foi alta, mas o secretário e sua equipe aceitaram a missão. Sem depender de empresas externas para o processo seletivo, a equipe da secretaria uniu esforços e trabalhou além do horário normal e nos finais de semana para realizar o projeto.

Parceria com a Unemat

A chave do sucesso foi a parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que foi responsável por elaborar o conteúdo e a metodologia do curso. O trabalho conjunto foi realizado através do centro de inovação da universidade, o RISC (Rede Inteligente em Soluções Criativas).

Advertisement

Processo Seletivo Inovador

O curso atraiu mais de 5.000 candidatos, mas apenas 270 vagas foram disponibilizadas, todas isentas de mensalidade. Uma inovação marcante foi a inclusão de uma medida que atribuía maior pontuação àqueles com menor renda no processo seletivo.

Investimento em Tecnologia

Para garantir a qualidade do curso, foram adquiridos computadores e equipamentos pedagógicos de última geração, como lousas digitais, e mobiliário específico. Foram definidos também três eixos de formação: Java, Genexus e Node Reactjs.

Advertisement

Resultados do Projeto

O curso foi um sucesso, e a formatura está prevista para outubro deste ano. Os 50 melhores alunos serão contratados pelo governo do estado, recebendo uma bolsa mensal de R$ 6 mil.

Reflexões Finais

> ‘Uma oportunidade como essa tem o poder de transformar a vida de uma pessoa. Criar acesso a empregos complexos é uma maneira de diminuir desigualdades sociais.

Advertisement

A sensação é de missão cumprida. A educação tecnológica é vital para o país e para o cidadão, pois tem o poder de transformar vidas. Ao criar acesso a empregos complexos, é possível reduzir as desigualdades sociais.

Maurício Munhoz Ferraz é sociólogo, atual superintendente federal de Agricultura e Pecuária no Estado de Mato Grosso. Ele foi o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso em 2022. Também atuou como consultor, diretor de pesquisas da Fecomercio-MT e professor de economia na Unemat. Ele possui um mestrado em sociologia, é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Rússia, membro do projeto governança metropolitana do Instituto de Pesquisa Economia Aplicada do Governo Federal (IPEA), vencedor do Prêmio Celso Furtado de economia e escreve nesta coluna com exclusividade aos sábados. E-mail: [email protected]

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement