Connect with us
Pro - ping - 2024-04-16 20 -10 -30.499842jetos de Irrigação da Codevasf Impulsionam a Produção de Alimentos em 2023 Pro - ping - 2024-04-16 20 -10 -30.499842jetos de Irrigação da Codevasf Impulsionam a Produção de Alimentos em 2023

Notícias

Pro – ping – 2024-04-16 20 -10 -30.499842jetos de Irrigação da Codevasf Impulsionam a Produção de Alimentos em 2023

Published

on

Os projetos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) alcançaram um marco significativo em 2023, produzindo um recorde de 4,11 milhões de toneladas de alimentos. Este artigo explora a contribuição desses projetos para o crescimento agrícola e o desenvolvimento socioeconômico no Brasil.

Crescimento na Produção de Alimentos

Em 2023, os projetos de irrigação da Codevasf produziram 71,8 mil toneladas de alimentos a mais do que em 2022. O aumento da produção foi bem distribuído entre as diferentes culturas e projetos de irrigação. As principais culturas, em termos de Valor Bruto de Produção (VBP), foram uva, manga e banana.

Advertisement

Contribuição para o Desenvolvimento Socioeconômico

Os projetos de irrigação desempenham um papel crucial no desenvolvimento regional, gerando empregos, aumentando a renda e promovendo outros benefícios socioeconômicos. Em 2023, as áreas cultivadas pelos projetos da Codevasf sustentaram 343,2 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

Destaque para a Fruticultura

A fruticultura se destacou na produção de alimentos em 2023, contribuindo significativamente para o VBP de R$ 5,48 bilhões. As frutas, especialmente as uvas, mangas e bananas, desempenham um papel fundamental na geração de renda e emprego nas regiões onde os projetos de irrigação são implementados.

Advertisement

Aumento na Produção de Arroz

Os projetos de irrigação em Alagoas e Sergipe, no Baixo São Francisco, viram um aumento significativo na produção de arroz em 2023. Esta elevação foi motivada pelo aumento do preço médio do grão e pela reabertura de indústrias de beneficiamento de arroz.

Novos Projetos Impulsionam a Produção

O início de atividades nos projetos Pontal Sul, em Pernambuco, e Baixio de Irecê, na Bahia, também contribuiu para o aumento da produção. No Pontal Sul, a produção alcançou 13,5 mil toneladas — um aumento de 750% em relação a 2022. Os destaques foram as culturas de uva, tomate e banana.

Advertisement

Crescimento na Área Cultivada

Em 2023, a área cultivada nos projetos de irrigação da Codevasf cresceu 4%, totalizando 120,8 mil hectares. Isso representou um aumento de 4,1 mil hectares em relação ao ano anterior.

Aumento do Valor de Produção

O VBP aumentou cerca de R$ 914 milhões em 2023. Este aumento foi atribuído à alta nos preços médios das culturas de uva e manga, que têm grande representatividade dentro dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia.

Advertisement

Foco na Agricultura Irrigada

A agricultura irrigada tem sido um dos principais focos da Codevasf desde a sua criação em 1974. A Companhia mantém 39 Projetos Públicos de Irrigação que contribuem para a melhoria dos indicadores socioeconômicos, gerando emprego e renda e impulsionando outros segmentos da economia.

Sobre a Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A Empresa executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional, com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.

Advertisement

Conclusão

Os projetos de irrigação da Codevasf desempenharam um papel crucial na produção de alimentos e no desenvolvimento socioeconômico no Brasil em 2023. Com a contínua implementação e suporte a esses projetos, a Codevasf continua a contribuir para o crescimento agrícola e o desenvolvimento regional no Brasil.

A Codevasf tem desempenhado um papel vital no aumento da produção de alimentos e no desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Seus projetos de irrigação têm impulsionado o crescimento na agricultura e sustentado milhares de empregos, contribuindo para o progresso socioeconômico nas regiões onde são implementados.

Advertisement

Leia mais sobre a Codevasf

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Codevasf, projetos de irrigação, produção de alimentos, desenvolvimento socioeconômico, agricultura irrigada, fruticultura, Valor Bruto de Produção (VBP).,

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement