Notícias
Preparação para o Enem e Saeb – Uma nova estratégia de educação em Piauí
Introdução
Na última sexta-feira (18), mais de 600 estudantes de 12 municípios da região de Fronteiras, pertencentes à 16ª Gerência Regional de Educação (GRE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), participaram das revisões do ‘Novo Pre-Enem Seduc + Pre-Saeb: na Estrada’.
Localização
A preparação aconteceu na quadra poliesportiva do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado no município de Fronteiras.
Revisões
As revisões abordaram as disciplinas de Matemática, com o professor Marcio Jean, Língua Portuguesa, com Hildalene Pinheiro, Ciências da Natureza, com o professor Feijão, Ciências Humanas, com Keury Campelo, e Redação, com Hortencia Mota. A Seduc ofereceu aos estudantes materiais impressos com conteúdos e questões para fortalecer as aulas.
> Celso Ângelo Pereira, gerente da 16ª GRE, destacou: ‘Contamos com uma equipe maravilhosa de professores na certeza de que os estudantes tiveram hoje um dia produtivo de aprendizagem e com certeza isso influenciará nas avaliações deles’.
Objetivo
Além de trabalhar atividades que viabilizem a inclusão universitária de alunos da 3ª série do ensino Médio, a nova estratégia da Seduc é unir as revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e assim fortalecer os índices de aprendizagem dos estudantes e dar toda a orientação acerca dos assuntos, estruturas de questões e dicas importantes para as provas.
Cronograma
O Saeb será aplicado entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, já o Enem será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.
Importância da junção
Washington Bandeira, secretário da Educação, destacou a importância da junção das revisões preparatórias para o Enem e para o Saeb. ‘A nossa nova sacada é unir a preparação para o Enem com a preparação do Saeb por meio de revisões modernas, tecnológicas, lúdicas e eficientes. Agora com a união dos dois preparatórios, nossos estudantes conquistarão resultados ainda mais expressivos, afinal quem vai bem no Saeb, vai bem no Enem’, declarou o secretário.
Educação em Piauí
Presente na revisão, a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, falou sobre o grande destaque que o Piauí vem alcançando por meio da Educação. ‘Por meio do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o nosso estado conseguiu alcançar a nona posição nos índices educacionais. E isso se deve ao time Pre-Enem Seduc, que percorre os municípios levando palavras de motivação e mobilização e também a um governo que investe em educação há mais de 20 anos. Todo o trabalho que desenvolvemos é para entregar aos nossos estudantes o melhor conteúdo’, destaca a superintendente.
Testemunho de estudante
Para o estudante da 3ª série do ensino Médio do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, Murilo Sousa, as revisões têm contribuído para complementar e reforçar os seus conhecimentos para o Enem. ‘Essas revisões contribuem muito para instigar os alunos a conhecerem novas estratégias, novos macetes em determinadas disciplinas e áreas do conhecimento. Eu acho isso muito importante e tenho certeza de que vai elevar tanto a educação do Piauí, como também o próprio conhecimento que nós vamos adquirir, para que no futuro venhamos alcançar todos os nossos objetivos’, disse o aluno de 17 anos.
Mais Formação: Saeb
Paralelo às revisões, também foi realizado o ‘Mais Formação: Saeb’, ação voltada para os professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na matriz dos itens descritores no Saeb. A formação foi ministrada pela professora Hildalene Pinheiro, de Língua Portuguesa, e por Marcio Jean, de Matemática.
Na ocasião foram apresentados os indicadores educacionais da GRE e os resultados das avaliações. O novo formato visa atuar na melhoria dos índices de aprendizagem e ajudar na estratégia pedagógica dos professores e professoras em sala de aula.
Imagem: Revisão do ‘Novo Pre-Enem Seduc + Pre-Saeb: na Estrada’ em Fronteiras, Piauí.
Para informações adicionais, acesse o site