Connect with us
fef8210172169b63d490bd6ab5c7311c Plano Estratégico para Ampliar a Cobertura de Vacinação - Uma Iniciativa da SES fef8210172169b63d490bd6ab5c7311c Plano Estratégico para Ampliar a Cobertura de Vacinação - Uma Iniciativa da SES

Notícias

Plano Estratégico para Ampliar a Cobertura de Vacinação – Uma Iniciativa da SES

Published

on

Em uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou-se um intenso debate sobre estratégias de planejamento para ampliar a cobertura vacinal. A oficina, que começou na terça-feira (22.08), é parte de um esforço conjunto realizado pelo Ministério da Saúde em vários estados, incluindo Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de criar um planejamento nacional, estadual e municipal para atingir metas de imunização.

Participantes da Oficina

A oficina reuniu profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de 12 municípios mato-grossenses, entre eles Diamantino, Nobres, Nortelândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Rondolândia, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Advertisement

Objetivo da Oficina

Segundo Marx Rocha Camarão, coordenador estadual de imunização da SES-MT, o objetivo da oficina é disseminar conhecimentos e estratégias aos municípios de Mato Grosso. Ele também mencionou que existem planos para realizar mais oficinas nos próximos meses até que todas as 141 cidades do estado sejam beneficiadas e estejam alinhadas com as metas do estado.

> ‘Estamos multiplicando o que aprendemos com o Ministério da Saúde. Durante esses dois dias vamos mostrar aos gestores como fazer microplanejamento para que o resultado seja o aumento da cobertura vacinal. A expectativa é de que a realidade da imunização no estado seja transformada e possamos alcançar percentuais acima de 90%, que é a cobertura ideal preconizada pelo Governo Federal’, afirmou Marx.

Advertisement

Opinião da Cosems-MT

Ana Paula Louzada, secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT), expressou que a oficina de microplanejamento é uma oportunidade para repensar ações de imunização e potencializar o que os municípios já vêm desenvolvendo para a melhoria dos indicadores vacinais.

> ‘Esse é um momento de criar novos olhares e oportunidades para atingirmos, enquanto municípios, melhores indicadores e superar o período de hesitação vacinal que estamos passando’, pontuou Ana Paula.

Advertisement

Temas Abordados

A oficina abordou vários tópicos durante os dois dias, incluindo:

1. Diretrizes para o microplanejamento e ações de vacinação
2. Componentes e critérios de alta qualidade
3. Preparação e formação de comitê de planejamento e execução
4. Formação, capacitação e atualização para as ações de vacinação
5. Origem dos dados, relatório de monitoramento e perspectivas e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS)
6. Conceitos e indicadores de vacinação
7. Metas de rotina mensal
8. Programação para atuação em locais com alta concentração de pessoas
9. Exercícios práticos sobre os temas discutidos durante o encontro

Advertisement

Fonte: Governo MT – MT(https://www.secom.mt.gov.br/w/planejamento-de-a%C3%A7%C3%B5es-para-aumentar-a-cobertura-vacinal-%C3%A9-debatido-em-oficina-coordenada-pela-ses#a95daddd-1536-4c92-b930-b114a096e9b5)

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.