Notícias
– ping – 2023-08-31 14 -20 -52.58318011ª Edição do Green Rio – Foco em Bioeconomia e Economia Azul
A 11ª edição do Green Rio/Green Latin America ocorreu recentemente na Marina da Glória, com uma série de eventos gratuitos voltados para a bioeconomia mundial e soluções sustentáveis.
Lançamento do Programa Guanabara Azul
Thiago Pampolha, governador em exercício e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, lançou na abertura do evento o programa Guanabara Azul. Esse projeto visa ação integrada para a Baía de Guanabara, com o objetivo de criar o Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara.
Centro Integrado de Gestão
O centro propõe uma governança compartilhada e transparente, unindo diferentes entidades. A estrutura do centro contará com uma plataforma de monitoramento em tempo real, que permitirá a integração de novas tecnologias de informação e comunicação.
Monitoramento e metas
Um comitê técnico-científico estabelecerá metas e indicadores para o desenvolvimento sustentável, melhorando as condições de vida da população e estimulando o crescimento da economia azul.
Economia Azul: Foco do Governo
Segundo Maria Beatriz Bley Costa, coordenadora do Green Rio, o governo fluminense tem investido significativamente na economia azul, termo que se refere à exploração, preservação e regeneração do ambiente marinho.
Especialistas no debate
Especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de universidades norte-americanas e da Escola de Oceanografia da Uerj, estiveram presentes para debater a economia azul.
Legado do Green Rio
O objetivo do evento é lançar um projeto com a massa crítica presente, envolvendo especialistas de economia azul de Portugal, Brasil, França e Estados Unidos. A estratégia visa não apenas a despoluição da Baía de Guanabara, mas também a inserção social e a geração de empregos.
Estande da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade
No estande da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), encontros institucionais foram realizados e as ações planejadas e em curso no âmbito da economia azul foram divulgadas.
Painéis de intercâmbio
A secretaria realizou dois painéis para promover o intercâmbio internacional de experiências e conhecimentos sobre a economia azul: “Bacias e Baías: Projetos de despoluição de corpos hídricos em áreas urbanas” e “Economia Azul e Cultura Oceânica”.
Tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente
Pela primeira vez, o Green Rio apresentou a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente, uma estação ambiental que monitora, coleta e armazena resíduos sólidos em rios e afluentes.
Ecobarreira: energia 100% renovável
A ecobarreira utiliza energia 100% renovável e um sistema de sensoriamento remoto. Um de seus objetivos é a despoluição da Baía de Guanabara.
Conexão Rural-Urbano: Um dos Principais Temas
No último dia do evento, a OCDE buscou destacar o projeto Mesa Brasil, o maior projeto de alimentos da América Latina que visa a conexão rural-urbano, para servir de exemplo para o mundo.
Expositores
A feira reuniu mais de 90 expositores com produtos e novidades relacionados à agricultura, à biodiversidade, à economia verde e à produção sustentável.
Conclusão
Ao longo dos anos, o Green Rio se firmou como uma plataforma de negócios sustentáveis, e essa última edição reforçou esse propósito, focando em temas tão relevantes como a bioeconomia e a economia azul.
Para mais informações, visite a página do evento na internet.
Para informações adicionais, acesse o site