Notícias
Perspectivas Positivas para o Natal – Vendas no DF Podem Crescer 23,9% e Movimentar R$ 830 Milhões
Uma pesquisa recente do Instituto Fecomércio-DF (IF-DF) aponta que os negócios locais e os consumidores estão com uma visão otimista para o Natal deste ano.
Projeções Encorajadoras
Os números sugerem um aumento médio de 23,9% nas vendas em comparação com 2022. Estima-se que o comércio na região do Distrito Federal movimentará aproximadamente R$ 830 milhões.
> ‘Os dados mostram que 82,4% dos lojistas entrevistados possuem expectativas de vendas maiores ao efetivamente vendido no Natal de 2022. Outros 17,6% possuem expectativas iguais, e nenhum dos lojistas entrevistados espera vendas menores.’ – IF-DF
Comportamento do Consumidor
Dos consumidores entrevistados, 64,5% afirmaram que pretendem dar presentes neste Natal. O valor médio de compra será de R$ 345,26, registrando um aumento de 0,5% em relação ao ano anterior, quando foi de R$ 343,62.
Melhor Ano da Série Histórica
Segundo o levantamento, há uma expectativa crescente de vendas desde 2020, sendo o ano de 2023 o melhor na série histórica dos últimos sete anos.
Otimismo no Comércio
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, faz uma análise positiva das expectativas.
> ‘Registramos o maior índice de otimismo entre os lojistas na série histórica dos últimos sete anos. Isso mostra que os comerciantes estão apostando em um bom período de vendas e tudo indica que este será o melhor Natal para o comércio desde a pandemia.’ – José Aparecido Freire
Preferência de Compras
O sábado foi escolhido como o dia preferido para fazer compras (36,4%), e o turno da tarde foi o período mais escolhido pelos consumidores (63,6%).
Ranking de Presentes
No ranking de presentes, os itens de vestuário e acessórios lideram (31,2%), seguidos por calçados e acessórios (20,7%) e cosméticos e perfumes (16,9%).
Valor Médio de Vendas
O ticket médio previsto pelos lojistas ficou em R$ 185,45, registrando uma queda de 24,4% em relação ao valor de 2022, que foi de R$ 245,15.
Estratégias de Vendas
A maioria dos lojistas (80,9%) declarou que usará alguma estratégia para aumentar as vendas, com destaque para a diversidade de produtos (22,56%) e a vitrine temática (19,04%).
Preços dos Produtos
A maioria dos lojistas (89,6%) indicou que manterá os preços dos produtos em relação ao ano passado. A expectativa média entre aqueles que irão reajustar o valor é de aumento de +7,8%.
Conclusão
Com a chegada do fim de ano, as expectativas para o Natal são altas tanto para os lojistas quanto para os consumidores. Com o cenário econômico atual e as estratégias de vendas implementadas, espera-se um aumento significativo nas vendas e um movimento econômico considerável no Distrito Federal.
—
Artigo escrito por [Nome do Autor], especialista em conteúdo de SEO e colaborador de marcas como Hubspot e Wordstream.
Para informações adicionais, acesse o site