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Pavimentação da BR-156 – Asfalto pode ser substituído por brita

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A BR-156, importante rodovia do norte do Brasil, pode sofrer uma significativa mudança em seu último trecho de pavimentação. Diferente do habitual asfalto, a brita é o material que está sendo considerado para o serviço.

O Desafio da Pavimentação

O desafio enfrentado está no trecho norte da BR-156, que ainda aguarda a pavimentação. A rodovia, que se estende de Macapá a Calçoene, até o momento possui seu caminho pavimentado apenas com asfalto.

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Uma Nova Perspectiva: Brita

A proposta de utilizar brita ao invés do tradicional asfalto surgiu em um pronunciamento do deputado estadual Junior Favacho. A sugestão, apresentada na Assembleia Legislativa, recebeu apoio do Secretário Estadual de Transportes, Valdinei Amanajás.

Um Olhar Técnico

O engenheiro Alberio Marques, da Setrap, registrou que a pavimentação com brita pode ser realizada em qualquer época do ano, devido à sua resistência à chuva. Além disso, a durabilidade da obra com brita seria superior à do asfalto.

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O Papel do Senador

Ao tomar conhecimento da sugestão de Favacho, o senador Randolfe Rodrigues solicitou ao vereador licenciado, André Lima, atualmente ocupando um cargo no Dnit, que realizasse estudos sobre a viabilidade da substituição do asfalto pela brita no trecho final norte da BR-156.

A Experiência da Guiana Francesa

Jurandil Juarez, presidente da Agência Amapá, recordou de uma visita que fez à Guiana Francesa, na qual observou o trecho entre Saint George e Caiena recebendo solo brita. A experiência pode ter servido de inspiração para a proposta atual.

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Asfalto x Brita: O Debate

Junior Favacho argumentou que o uso de asfalto no trecho Calçoene-Oiapoque seria arriscado, considerando o alto índice de chuvas na região. Segundo ele, com o asfalto, seria possível trabalhar apenas durante quatro meses por ano, enquanto que com a brita, o trabalho poderia ser realizado durante o ano todo, independentemente das condições climáticas.

# Conclusão

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A decisão final quanto ao material a ser utilizado na pavimentação do trecho final norte da BR-156 ainda não foi definida. Entretanto, a possibilidade de substituir o asfalto pela brita tem gerado debates e análises técnicas. Se confirmada, a mudança poderá representar um marco na construção de rodovias na região norte do país.

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