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Parcerias Público-Privadas no Paraná – Acelerando o Crescimento Sustentável

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O estado do Paraná tem se destacado de maneira significativa no cenário nacional devido ao seu empenho na implementação de um novo paradigma de concessões rodoviárias. Este novo modelo, observado de perto e avaliado positivamente por duas gestões consecutivas do governo federal, tem potencial para ser adotado com sucesso em todo o Brasil.

Índice
1. Concessões Rodoviárias Inovadoras(#concessões-rodoviárias-inovadoras)
2. Investimento em Ferrovias e Portos(#investimento-em-ferrovias-e-portos)
3. Avanços no Saneamento(#avanços-no-saneamento)
4. Atração de Grandes Investimentos(#atração-de-grandes-investimentos)
5. Pacote de Obras de Infraestrutura(#pacote-de-obras-de-infraestrutura)
6. Preservação Ambiental(#preservação-ambiental)
7. Modernização da Companhia Paranaense de Energia(#modernização-da-companhia-paranaense-de-energia)
8. Fortalecimento do Transporte Rodoviário(#fortalecimento-do-transporte-rodoviário)
9. Crescimento do Setor Portuário(#crescimento-do-setor-portuário)
10. A Nova Ferroeste(#a-nova-ferroeste)

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Concessões Rodoviárias Inovadoras

Ao longo dos últimos quatro anos e meio, o governo do Paraná vem trabalhando num novo modelo de concessões rodoviárias. O primeiro lote deste modelo será leiloado na B3, abrangendo a região metropolitana de Curitiba e a área dos Campos Gerais. Este é um passo importante na modernização da malha rodoviária brasileira, com o Paraná liderando o caminho.

O foco principal deste novo modelo está nas obras, não no valor mais baixo. O modelo de concessões propõe que o aporte começa a partir dos lances de 18% de desconto no leilão, com o valor de R$ 100 milhões para cada ponto percentual de desconto até os 23%. Entre 23% e 30%, o desconto adicional deverá ser de R$ 120 milhões a cada ponto, que passará a ser de R$ 150 milhões para descontos acima de 30%, sempre de forma cumulativa.

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Investimento em Ferrovias e Portos

Paralelamente aos esforços na infraestrutura rodoviária, o Paraná também está investindo em outras áreas. O Porto de Paranaguá, eleito várias vezes como o mais eficiente do país, tem recebido investimentos significativos, superando metas e antecipando a perspectiva de movimentação de cargas.

Além do porto, está sendo preparada a construção da Nova Ferroeste, que vai conectar o estado aos produtores agrícolas do Mato Grosso do Sul. A ideia é fazer com que metade das cargas que circulam no estado utilizem trilhos – atualmente, este número é de apenas 15%.

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Avanços no Saneamento

No setor de saneamento, o Paraná tem realizado avanços significativos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). Estas parcerias têm permitido a realização de obras não previstas, estabelecer uma tarifa menor e revisões periódicas a cada cinco anos.

Os avanços também têm ocorrido no atendimento às demandas de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Com uma PPP já realizada e duas em andamento, o estado tem se esforçado para melhorar a qualidade dos serviços de saneamento.

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Atração de Grandes Investimentos

Desde 2019, o Paraná tem atraído mais de R$ 220 bilhões em novos negócios para a região. Empresas de grande porte, como Klabin, Volkswagen, Volvo, Renault, Tirol, Electrolux, Agraria, JBS, Sumitomo, Potencial, Be8, Frimesa, C.Vale, Coamo, Lar, TatraBras, Caterpillar, Prati-Donaduzzi, entre outras, têm desempenhado um papel crucial neste crescimento.

A gestão estadual atual tem focado na atração de investimentos e parcerias com empresas, com o objetivo de incentivar áreas estratégicas para alcançar sucesso econômico. Este movimento tem sido bem-sucedido: recentemente, o Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul e posicionou seu Produto Interno Bruto (PIB) como o quarto maior do país.

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Pacote de Obras de Infraestrutura

O Paraná está investindo pesado em infraestrutura. O estado planeja investir R$ 3,4 bilhões em um pacote de obras de infraestrutura que inclui novas duplicações, pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, da modernização de estradas rurais e da construção de novas estruturas portuárias.

Estas obras devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dois anos. Além disso, elas se enquadram no projeto de transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul.

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Preservação Ambiental

O Paraná também tem se destacado no combate ao desmatamento. Nos primeiros cinco meses deste ano, o estado foi o que mais reduziu o desmatamento da Mata Atlântica, com queda de 54%. Além disso, o estado tem implementado ações de reflorestamento, como o programa Paraná Mais Verde, que já destinou mais de oito milhões de mudas de diferentes espécies de árvores para plantio às margens do rio Iguaçu.

Modernização da Companhia Paranaense de Energia

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) também tem passado por um processo de modernização. Após uma oferta pública de ações,

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