Notícias
Otimizando a Bovinocultura Brasileira – Melhorando a Eficiência dos Sistemas de Pastagem
A bovinocultura brasileira tem como principal base as áreas de pastagem. Embora esta seja uma grande vantagem competitiva para o setor, também representa um significativo gargalo produtivo.
A Importância das Pastagens na Bovinocultura
Os sistemas produtivos bem ajustados e baseados em pastagens permitem um produto final mais barato ao produtor, o que garante ao Brasil uma posição de destaque na produção mundial de carne bovina a um nível competitivo. Contudo, a falta de cuidado e de investimentos nas pastagens, muitas vezes, faz com que essas áreas se tornem gargalos produtivos, limitando a capacidade da atividade em gerar lucro e, consequentemente, a rentabilidade dos produtores.
Desafios da Bovinocultura Nacional
Os sistemas nacionais mais extensivos, aqueles com baixo investimento na atividade, são comumente encontrados na pecuária nacional. Esses sistemas enfrentam desafios como a baixa escala produtiva e a dificuldade em diluir seus gastos fixos e aumentar sua competitividade.
Estratégias para Melhorar a Produtividade
Um planejamento adequado e o acompanhamento de técnicos qualificados são fundamentais para a identificação de quais tecnologias devem ser adotadas em cada sistema produtivo, visando sua máxima eficiência.
Compra Antecipada de Insumos
A aquisição de insumos, como fertilizantes e corretivos, se feita antecipadamente aos meses chuvosos, torna-se uma estratégia importante durante o processo de intensificação, garantindo que menores valores sejam conseguidos pelo produtor.
O Projeto Campo Futuro
O Projeto Campo Futuro, uma iniciativa do sistema CNA/Senar, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, simulou um cenário de otimização do uso dos recursos forrageiros, com base em uma propriedade típica amostrada. O objetivo é exemplificar como melhorias no planejamento forrageiro e no manejo de pastagens poderiam impactar positivamente os resultados financeiros da pecuária de corte.
Intensificação Produtiva
Para fins de exemplo, estimou-se o impacto da intensificação produtiva em 25% da área de pastagem da propriedade, equivalente a 55,6 ha. A proposta é aumentar a capacidade de suporte local e estimular a recuperação das áreas de pastagem mais extensivas, concentrando os investimentos em fertilidade do solo, além de maior subdivisão.
Custos de Intensificação
Estima-se um custo médio de R$ 6.500,00/km de cerca elétrica construída, considerando-se todos os insumos e mão de obra necessária para instalação. Já o aporte anual com insumos para a manutenção da área de rotacionado foi calculado visando o aumento da produtividade obtida na área de manejo intensivo, com um custo estimado em R$ 1.894,36/ ha ano.
Impactos da Intensificação
Com a implementação do manejo rotacionado, tem-se que o resultado direto a nova capacidade de suporte é refletido especialmente no aumento das margens. O aumento da escala produtiva traz benefícios ao sistema, mesmo quando o mercado do boi está mais desvalorizado, como o atual.
Conclusão
A intensificação do uso das pastagens e, consequentemente, da sua produtividade, é capaz de trazer resultados positivos ao bolso do produtor. Para que ocorra uma intensificação no manejo das áreas de pastagens das propriedades, é necessário realizar previamente um planejamento estratégico, assim como um treinamento e qualificação da mão de obra envolvida na atividade.
Fonte: Assessoria Cepea
Para informações adicionais, acesse o site