Notícias
Orquestra Criança Cidadã – A melodia da paz ecoa no Vaticano
Em meio à majestosa Basílica de São Pedro, a Orquestra Cidadã da Infância de Pernambuco, Brasil, enviou ondas de harmonia e paz. Esta história é sobre como jovens músicos brasileiros, italianos, russos e ucranianos uniram seus talentos para promover a paz mundial.
## O caminho para a Basílica de São Pedro
O adolescente Cleberson Vinicius, um dos 25 jovens músicos de Recife, carregava não apenas um contrabaixo, mas também um violino de uma colega e uma mochila, caminhando confiantemente para a Basílica de São Pedro. Este evento foi mais do que apenas um concerto para ele. Foi uma etapa significativa em sua vida, participando do Concerto pela Paz, onde teve a oportunidade de tocar para o Papa.
A mensagem do Papa Francisco
O Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica, também se emocionou com a apresentação. Ele elogiou os jovens por seus esforços em prol da paz, lembrando ao mundo que a guerra destrói a humanidade.
> ‘A guerra destrói tudo. Ela tira a humanidade, destrói a humanidade’, discursou o pontífice para mais de 6 mil pessoas.
A união musical pela paz
Este concerto não foi apenas uma apresentação musical, mas um símbolo de unidade e paz. A união dos jovens músicos russos, ucranianos, italianos e brasileiros enviou uma forte mensagem contra a guerra. A representação dessa união veio na forma de um dueto de violino entre a jovem russa Zlata Synkova e o jovem ucraniano Aleksandr Puzankov.
Um convite à reflexão
João Targino, um dos fundadores e coordenador-geral da Orquestra Criança Cidadã, expressou que a música transcende fronteiras e diferenças políticas. Ele enfatizou que a arte é um domínio onde a guerra não tem lugar.
> ‘Os concertos propostos em comunhão fraterna entre músicos brasileiros, italianos, russos e ucranianos pretendem afirmar a mensagem de que, na arte, não há guerra.’, ressaltou Targino.
A chegada do Papa
A chegada do Papa Francisco foi acompanhada pela música de Messias, composta pelo alemão Georg Friedrich Händel. Além de refletir sobre a guerra, o Papa também pediu unidade à igreja.
A apresentação do concerto
Após o discurso do Papa, o concerto foi retomado com uma peça do pernambucano Clóvis Pereira, seguido por outras obras de Villa-Lobos, Bachianas brasileiras n° 4, Erbarme dich Mein Gottp e Aquarela do Brasil. O tango argentino Por una cabeza foi escolhido como uma homenagem ao Papa Francisco, que é argentino.
A audiência
A plateia era composta por cardeais, bispos, representantes do Vaticano, jovens, autoridades, políticos e empresários do Brasil e do exterior.
Orquestra Criança Cidadã
A Orquestra Criança Cidadã foi criada em 2006 em Coque, um dos bairros com menor Índice de Desenvolvimento Humano em Recife. Os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, além de apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico.
O impacto da Orquestra
Muitos jovens atendidos pelo projeto seguiram a carreira artística, como o contrabaixista Antonino Tertuliano, atualmente mestrando na Universidade de Munique.
A importância de valores
Para o maestro José Roberto Accioly, a disciplina, a solidariedade e a consciência de trabalhar em conjunto são alguns dos principais valores aprendidos por esses jovens. Ele acredita que o trabalho em conjunto é essencial para melhorar a qualidade de vida.
—
Nota: Para opiniões e comentários, os leitores podem enviar um e-mail para [email protected]
Este artigo foi escrito por Nome do Autor, um escritor de blog experiente e especialista em SEO.
Para informações adicionais, acesse o site