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Oportunidades e Desafios da Nova Concessão Rodoviária no Paraná
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está prestes a realizar uma licitação transformadora para o primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná. A BR-277, uma rodovia crucial, será um destaque nesse lote.
O Primeiro Lote da Concessão
O primeiro lote da concessão rodoviária abrange um total de 473 quilômetros, dos quais 227,8 quilômetros são ocupados pela BR-277. Esta rodovia começa no Parque Barigui, em Curitiba, e se estende até o entroncamento com a BR-373, perto de Prudentópolis, em um local conhecido como Trevo do Relógio.
Mudanças Previstas para a BR-277
A BR-277 passará por uma série de melhorias significativas como parte desta concessão. Isso inclui:
– Duplicação de 156,3 km da rodovia, começando no Trevo Sprea, em Balsa Nova, e indo até o Trevo do Relógio, passando por Palmeira e Irati.
– Execução de 151,26 quilômetros de faixas adicionais, particularmente entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba.
– Construção de novas vias marginais na BR-277, totalizando 14,06 km.
Novos Viadutos e Interseções
A concessão planeja a construção de quatro novas interseções em desnível do tipo trombeta e 27 interseções em desnível do tipo diamante. Uma nova estrutura será construída para o viaduto ferroviário que passa sobre a BR-277 perto do trevo de Porto Amazonas.
Proteção da Fauna
Para proteger a fauna local, serão instaladas passagens de fauna em seis trechos diferentes da BR-277. Isso ajudará a reduzir os incidentes com animais atravessando as pistas.
Segurança
Para aumentar a segurança, serão construídas caixas de contenção de líquidos perigosos em 24 cruzamentos ao longo da BR-277. Isso ajudará a diminuir o impacto de acidentes com veículos de carga líquida.
Outras Rodovias Incluídas no Lote
O primeiro lote da concessão não se limita à BR-277. Também inclui melhorias para as rodovias PR-423, PR-427 e BR-476 na Região Metropolitana de Curitiba, e para a BR-373, entre Ponta Grossa e o Trevo do Relogio.
Investimento
O edital prevê um investimento de aproximadamente R$ 7,9 bilhões em obras da concessão de 473 quilômetros, durante os primeiros anos de contrato.
Conclusão
A nova concessão rodoviária do Paraná representa uma oportunidade significativa para melhorar as condições das rodovias do estado e a segurança dos seus usuários. No entanto, também traz consigo uma série de desafios, desde a proteção da fauna local até a complexidade das obras de infraestrutura previstas.
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