Notícias
O Poder Judiciário de Mato Grosso no Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe
O Poder Judiciário de Mato Grosso foi representado pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Lidio Modesto da Silva Filho, durante o I Encontro Nacional dos Tribunais Estaduais Usuários do PJe (Processo Judicial Eletrônico). O evento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte (MG), nos dias 24 e 25 de agosto.
Foco do Encontro
Durante o encontro, foi eleita a diretoria e definidos os primeiros processos de trabalho do Comitê Gestor da Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios que integram a rede de Governança do PJe (CGPJe-JE). O evento teve como objetivo a troca de experiências entre os participantes para identificação e disseminação das melhores práticas no uso do sistema.
Participantes Notáveis
Além do juiz Lidio Modesto, marcaram presença no evento Guilherme Felipe Schultz, gestor de projetos do Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do TJMT, Renata Bueno, diretora do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), e Van Lee Batista Barbosa Araujo, gerente de DevOps (Departamento de Conectividade – DCON).
Dois Momentos do Encontro
O juiz Lidio Modesto explicou que o encontro foi dividido em dois momentos. O primeiro momento foi a eleição da mesa diretora do Comitê Gestor. Já o segundo momento foi uma reunião técnica onde foram apresentados diversos serviços realizados para melhorias do PJe.
Elogios à Iniciativa de Mato Grosso
Mato Grosso recebeu muitos elogios pela sua iniciativa para o aperfeiçoamento do PJe. ‘Fomos muito elogiados pelos juízes auxiliares da presidência do CNJ no sentido de que somos um tribunal colaborador para melhorias do PJe’, explicou o juiz Lidio Modesto.
Destaque para a Tecnologia de Mato Grosso
O servidor Van Lee fez a apresentação técnica da medida tecnológica desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação do TJMT. A tecnologia, chamada PGPool, é pioneira e é usada pelo PJMT para distribuir as requisições ao banco de dados do PJe. Isso permite alta disponibilidade e resiliência a custos mais baixos.
Primeiras Diretrizes do Comitê
Os representantes do comitê definiram como primeiras diretrizes para o CGPJe-JE o mapeamento do backlog dos tribunais para nacionalização da documentação e integração na versão nacional, criação de grupos temáticos de trabalho, pauta para sugestões ao Comitê Nacional, reuniões presenciais trimestrais, e reuniões virtuais mensais.
O Comitê
Entre as atribuições do comitê estão garantir que as atividades de manutenção respeitem os limites evolutivos estabelecidos, encaminhar a Gerência Executiva do PJe proposta de priorização do backlog de correção e melhorias, supervisionar especificação de requisitos, desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção corretiva e evolutiva, auxiliar na especificação de requisitos técnicos e negociais e promover padronização e controle de versionamento, entre outras.
Sobre o PJe
O Processo Judicial Eletrônico é um sistema de tramitação de processos judiciais que tem como objetivo atender as necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro. Dos 84 tribunais do país, 68 utilizam o PJe como principal plataforma de processo judicial eletrônico.
Participação no Encontro
O encontro nacional contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do CNJ e de 15 tribunais estaduais, além de integrantes da Corte mineira.
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT(http://www.tjmt.jus.br/noticias/76158#6ac6b48f-bf9d-4758-9b4e-82d60044cfc0)
Informações do TJMG e Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Para informações adicionais, acesse o site