Connect with us
O panorama econômico da semana - Analisando as perspectivas financeiras O panorama econômico da semana - Analisando as perspectivas financeiras

Notícias

O panorama econômico da semana – Analisando as perspectivas financeiras

Published

on

Nesta semana, após os ajustes de juros no Brasil e nos EUA, os agentes financeiros estão reorientando suas estratégias de acordo com novos indicadores econômicos. Ao mesmo tempo, a temporada de resultados financeiros do terceiro trimestre está a todo vapor. Vamos analisar os principais eventos que moldarão o cenário econômico nesta semana.

O início da semana: Boletim Focus

A semana começa com o Boletim Focus, que tem apresentado uma tendência de queda para a inflação no final de 2023 (4,63%) e um possível aumento nas projeções da taxa Selic em 2024 (9,25%) e 2025 (8,75%). É importante acompanhar as novas estimativas para o IPCA e se a redução dos juros para 12,25% terá impacto nas previsões sobre os rumos da política monetária no país.

Advertisement

Detalhes sobre a redução da Selic

A ata do Copom, prevista para ser divulgada na terça-feira (7), às 8h, trará detalhes da discussão e da decisão em si. O documento é esperado para fornecer mais pistas sobre o que vem pela frente, principalmente em relação à taxa terminal dos juros.

Sexta-feira: Inflação de outubro

Na sexta-feira, às 9h, o IBGE divulgará a inflação de outubro. Com uma expectativa de alívio nos preços da gasolina, a tendência é de uma desaceleração do IPCA em comparação com setembro e também na taxa acumulada em 12 meses (0,26% e 5,19%, respectivamente).

Advertisement

Empresas no radar

Na temporada de balanços do terceiro trimestre, o calendário econômico da semana está cheio, com as maiores empresas da bolsa brasileira reportando seus resultados do período. Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Bradesco e Petrobras são algumas das empresas que estarão no radar.

Itaú Unibanco e Banco do Brasil

Na segunda-feira, após o fechamento do mercado, o Itaú Unibanco apresentará seus números. O maior banco privado do país deve mostrar dados trimestrais fortes e ser o destaque do setor financeiro junto com o Banco do Brasil, que tem balanço previsto para quarta-feira (8).

Advertisement

Bradesco

Já o Bradesco revelará seu desempenho na quinta-feira (9). Os agentes financeiros estão ansiosos para saber sobre os índices de inadimplência e as provisões contra perdas para avaliar se a instituição deixou o pior momento para trás.

Petrobras

Outra gigante na lista de balanços da semana é a Petrobras, que divulgará seus números na quarta-feira (9). Além dos dados financeiros em si, o mercado estará atento a novidades sobre pagamento de dividendos extraordinários.

Advertisement

O impacto de outros setores

Por fim, também teremos as elétricas e seguradoras, que costumam ser boas distribuidoras de proventos. Além de construtoras, varejistas, redes de hospitais e planos de saúde, que certamente impactarão as perspectivas para o desempenho da bolsa nos próximos meses.

Calendário econômico: 06 a 10 de novembro

Aqui está um resumo do calendário econômico da semana:

Advertisement

– Segunda-feira (6): Boletim Focus (Banco Central)
– Terça-feira (7): Ata do Copom (Banco Central)
– Quarta-feira (8): Desempenho do varejo em setembro (IBGE)
– Quinta-feira (9): Índice de Variação de Aluguéis Residenciais de outubro (Ibre-FGV)
– Sexta-feira (10): IPCA/Taxa de inflação de outubro (IBGE)

Além disso, diversas empresas apresentarão seus balanços ao longo da semana.

Advertisement

Sendo assim, a semana promete ser movimentada no mercado financeiro. Com a divulgação de diversos indicadores econômicos e balanços de empresas, os investidores terão bastante informação para ajustar suas estratégias.

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
‘Este conteúdo foi gerado automaticamente a partir do conteúdo original. Devido às nuances da tradução automática, podem existir pequenas diferenças’.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2017 powered by Notícias de Emprego.