Notícias
O Impacto Socioeconômico da JBS no Brasil
O ano de 2021 foi marcante para a JBS(https://jbs.com.br/), uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Segundo um estudo recente, o impacto socioeconômico da companhia no Brasil é significativo. A JBS foi responsável por movimentar cerca de 2.1% do PIB do país e gerar 2.73% dos empregos durante o ano.
O Estudo
A pesquisa, realizada pela Fipe em parceria com o Nereus, analisou a importância socioeconômica da JBS. Considerando o efeito inicial, direto, indireto e de renda, o estudo concluiu que as atividades da empresa trazem benefícios significativos para a economia brasileira.
> ‘A JBS induz ganhos de produtividade nos municípios em que está e leva ao crescimento da atividade econômica em todas as regiões em que atua’, complementa o estudo.
Metodologia da Pesquisa
O estudo utilizou informações públicas e privadas para mapear o tamanho da cadeia de produção da JBS. Através da análise de modelagem de insumo-produto, foi possível determinar a importância de cada setor econômico relacionado à empresa.
Os Benefícios da JBS
Os benefícios gerados pela JBS vão além de seus próprios funcionários. A empresa é responsável por gerar uma grande quantidade de empregos indiretos, além de estimular a economia através de sua cadeia de fornecedores e clientes.
> ‘Gera muitos empregos diretos e indiretos, além de ter uma cadeia longa de fornecedores e clientes, estimulando uma grande porção da economia’, afirma Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Criação de Empregos
A JBS emprega aproximadamente 145 mil pessoas em suas unidades, centros de distribuição e escritórios. No entanto, o número de empregos gerados indiretamente pela empresa é muito maior. Segundo a pesquisa da Fipe, a JBS é responsável por empregar cerca de 2.9 milhões de pessoas no Brasil.
Efeito Indireto e Renda
O estudo também analisou o efeito indireto e de renda da JBS. Para cada 100 empregos gerados pela empresa, são criados outros 597 empregos nos fornecedores de insumos, 227 no estado e 370 no restante do Brasil.
Efeito nos Municípios
A JBS tem unidades de produção em mais de 130 municípios. Isso contribui para a geração de riqueza no interior do país, principalmente em cidades menores e mais pobres.
O Futuro da JBS
Com 70 anos de existência, a JBS continua sendo uma das maiores empresas do setor de alimentos no mundo. A empresa tem planos ambiciosos para o futuro e espera continuar contribuindo para a economia brasileira.
Conclusão
O estudo da Fipe mostra o impacto significativo que a JBS tem na economia brasileira. A empresa é uma importante geradora de empregos e contribui significativamente para o PIB do país. Além disso, a JBS tem um papel importante na promoção do desenvolvimento econômico nas regiões onde opera.
> ‘Para nós, esse estudo é de extrema importância, pela evidência que ele apresenta de como a indústria de alimentos é positiva para o país’, conclui Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Para informações adicionais, acesse o site