Connect with us
O Grito dos Excluídos - Uma Análise Sobre A Situação de Rua em Ipatinga O Grito dos Excluídos - Uma Análise Sobre A Situação de Rua em Ipatinga

Notícias

O Grito dos Excluídos – Uma Análise Sobre A Situação de Rua em Ipatinga

Published

on

Introdução

De acordo com a coordenadora pastoral do povo de rua, Etelvina Maria Gomes, o número de pessoas em situação de rua em Ipatinga é estimado em cerca de 330. No entanto, os órgãos municipais afirmam que este número é de apenas 130 pessoas. Este contraste nos dados reflete a discrepância que existe na contabilização desse grupo vulnerável em todo o país.

Audiência Pública

Na quarta-feira, 30 de agosto, ocorreu uma audiência pública na Câmara de Ipatinga. O tema da reunião foi Grito dos Excluídos: vida em primeiro lugar. A audiência foi proposta pela vereadora petista Cida Lima, que há 29 anos participa dos preparativos para o evento Grito dos Excluídos, sempre realizado em 7 de setembro.

Advertisement

Objetivo do Evento

O Grito dos Excluídos é um contraponto ao Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro. O objetivo do evento é trazer para as praças e ruas os gritos sufocados, silenciosos e silenciados dos campos, porões e periferias. O intuito é promover a justiça e a paz, segundo a vereadora Cida.

Histórico e Conquistas

Durante sua fala na audiência, a vereadora Cida lembrou os diversos temas que foram discutidos desde o primeiro evento e destacou algumas conquistas significativas para a sociedade. Entre elas, o Estatuto do Idoso, de 2003, e a lei da Ficha Limpa, de 2010.

Advertisement

Presença Online

Estiveram presentes no evento de forma online, o bispo da Diocese Itabira Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e o padre Julio Lancelotti, coordenador da pastoral do povo de rua.

Análise dos Dados

O Padre Julio Lancelotti destacou a discrepância entre os números oficiais e os dados da Pastoral sobre a população de rua. Segundo ele, os dados oficiais indicam que no Brasil há 30 mil moradores em situação de rua, enquanto os dados da Pastoral apontam para mais de 250 mil.

Advertisement

Justiça e Tratamento Digno

O padre Julio afirmou que os jovens em situação de rua buscam justiça, tratamento digno e fraternidade. Ele salientou a necessidade de se lutar contra a discriminação, o racismo estrutural, a homofobia e a violência doméstica contra as mulheres.

Luta dos Trabalhadores da Educação

A coordenadora geral do SINDUTE Ipatinga, Cíntia Rodrigues, trouxe à tona a luta dos trabalhadores da educação. Ela criticou a recuperação fiscal do Governo Zema, que representará o congelamento de 9 anos no reajuste dos trabalhadores, e outras questões que envolvem o trabalho na educação.

Advertisement

Participação de Outros Representantes

Além dos já mencionados, estiveram presentes no evento diversos representantes de entidades, comitês populares, sindicatos e religiosos.

Evento Grito dos Excluídos

O Evento Grito dos Excluídos acontecerá na próxima quinta-feira, 7 de setembro, a partir das 8h, no Bairro Ferroviários, em Ipatinga. Todos estão convidados para se unir e gritar: Você tem fome de quê? Você tem sede de quê?

Advertisement

Para acompanhar a audiência, acesse: