Notícias
O Futuro do Desenvolvimento Infraestrutural do Acre
Introdução
O estado do Acre tem sido palco de diversas ações de infraestrutura promovidas pelo governo, com destaque para a parceria do estado com o governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) III. Este programa visa promover o progresso acelerado do estado, garantindo novos investimentos em diversas áreas.
Investimentos Prioritários
O Acre receberá aproximadamente R$ 26,6 bilhões para realização de obras públicas durante o período de execução do PAC III. Este valor será direcionado para atender as demandas prioritárias do governo estadual e de instituições de outras esferas, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas em diversos setores, como Cidade, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Segurança Pública.
Parcerias Estratégicas
Importantes parcerias também estão sendo formadas com o setor privado, municípios e outras esferas públicas. Um exemplo é a construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), que está incluído neste orçamento.
Impactos Socioeconômicos
Estes investimentos trarão consigo a geração de milhares de empregos no estado do Acre, o que irá impulsionar a economia local, expandir os programas de inclusão social e reduzir a desigualdade social.
Projetos em Destaque
Dentre os principais projetos estão a restauração e manutenção da BR-364, a implantação de infovia em todo o estado, a construção da Etapa III da Nova Maternidade de Rio Branco, a implantação do Hospital de Urgência e Emergência Pediátrica, a construção da Ponte de Rodrigues Alves e estudos para universalização dos Serviços de Abastecimentos de Coleta de Esgoto de Cruzeiro do Sul.
Obras de Grande Impacto
Obras de grande impacto já estão em fase de contratação, como a implantação do complexo viário entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas e a urbanização da Orla do XV, ambos em Rio Branco.
Retomada de Investimentos
O governo federal sinalizou com a retomada de investimento para conclusão de todas as obras da gestão anterior a 2019. Na capital, serão realizados serviços de urbanização, contenção e macrodrenagem da bacia do Igarapé Fundo, além do saneamento integrado nos bairros Placas e Ouricuri.
Impacto nas Cidades Acreanas
As cidades acreanas também serão beneficiadas com obras que já estão em fase de execução, como pavimentação e qualificação de ruas, reforma e ampliação de escolas rurais e cívico militares, construção de quadras poliesportivas e escolas indígenas, bem como a construção e reforma de prédios públicos da Segurança Pública, instalação, ampliação e modernização das estações de tratamento de água, reforma e ampliação de hospitais e unidades de Saúde, entre outros serviços.
Complementação de Recursos
Além dos recursos do PAC III, o governo do Estado também tem apoiado com recursos próprios para a construção de importantes obras, como as pontes do Iaco, em Sena Madureira, e da Sibéria, em Xapuri.
Conclusão
A parceria entre os governos estadual e federal é essencial para acelerar as entregas que a população do Acre tanto almeja. O futuro do desenvolvimento infraestrutural do Acre passa pelo investimento em obras que promovem a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução das desigualdades sociais.
Para informações adicionais, acesse o site