Connect with us
O Comitê para Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente apresentará plano de trabalho na Assembleia Geral da ONU O Comitê para Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente apresentará plano de trabalho na Assembleia Geral da ONU

Notícias

O Comitê para Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente apresentará plano de trabalho na Assembleia Geral da ONU

Published

on

Introdução

O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) realizou uma reunião técnica na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Esta sessão contou com a participação de representantes de nove ministérios, além de representantes da Casa Civil e de movimentos sociais.

De acordo com o coordenador do CIEDDS, Draurio Barreira, a reunião teve como objetivo discutir o plano de trabalho e as futuras ações do comitê, incluindo a apresentação do CIEDDS na Assembleia das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York, de 19 a 23 de setembro.

Advertisement

Expansão do Comitê

O CIEDDS planeja expandir sua parceria, incluindo o Ministério das Cidades, o Ministério das Mulheres, o Ministério da Previdência e o Ministério do Meio Ambiente. ‘Temos diversos atores que farão um trabalho articulado conosco’, afirmou Barreira.

A Abordagem do CIEDDS

O CIEDDS busca lidar com doenças que ainda não foram eliminadas no Brasil. Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, ressaltou que a abordagem biomédica não é suficiente, pois são doenças determinadas pelas condições sociais. Portanto, a integração é a chave para a abordagem do CIEDDS.

Advertisement

Otimismo e Esperança

Mario Moreira, presidente da Fundação Oswaldo Cruz, também expressou otimismo em relação à proposta do CIEDDS. Ele acredita que a sociedade precisa estar bem articulada com o CIEDDS para mudar o quadro dessas doenças socialmente determinadas.

Contribuições

Durante a reunião, representantes dos oito ministérios deram suas contribuições para as ações do comitê. Fernando Nascimento, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, ressaltou a necessidade do CIEDDS se voltar para as pessoas em situação de rua.

Advertisement

O Papel da Casa Civil

Janini Selva Ginani, representante da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, afirmou que a agenda do CIEDDS converge com as pautas da Casa Civil em relação à redução de pobreza e desigualdade.

Atuação nos Estados e Municípios

A atuação do CIEDDS nos estados e municípios foi destacada por Alda Maria da Cruz, diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis. Ela enfatizou a importância do trabalho dos agentes comunitários na linha de frente do combate a essas doenças.

Advertisement

O CIEDDS

O CIEDDS é um comitê inédito, composto por nove ministérios que se uniram para elaborar estratégias de eliminação de doenças que afetam as populações de maior vulnerabilidade social. O comitê foi instalado em junho e funcionará até janeiro de 2030.

Conclusão

O desafio do CIEDDS é grande, mas a determinação de seus membros é ainda maior. O comitê está comprometido em eliminar doenças socialmente determinadas e melhorar a qualidade de vida das populações vulneráveis no Brasil.

Advertisement

Para informações adicionais, acesse o site

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement