Notícias
Novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro – Uma análise
Com a inclusão de mais oito municípios paraenses, o Mapa do Turismo Brasileiro passa a ter 30 cidades do estado do Pará, distribuídas pelas 14 Regiões Turísticas do estado. Essa adesão demonstra a organização dos municípios e o potencial turístico que eles representam.
1. Participação no Mapa do Turismo Brasileiro
A inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro é um indicativo de que o município possui uma estrutura de gestão voltada ao turismo. Isso permite que eles tenham acesso a uma série de benefícios para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.
O Mapa é uma ferramenta do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área e o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas.
2. Potencial turístico dos municípios
O município de Santarém, na Região Turística Baixo Tapajós, se destaca por suas belezas naturais, pela cerâmica milenar tapajônica singular e a gastronomia. Além de Santarém, os municípios de Belém e Marituba, na Região Turística Belém, Abaetetuba, na Região Turística Tocantins, Redenção e Conceição do Araguaia, na Região Turística Araguaia, São Geraldo do Araguaia, na Região Turística Carajás, e Jacareacanga, na Região Turística Alto Tapajós, também foram incluídos.
2.1 Santarém: A Pérola do Tapajós
Conhecida como ‘A Pérola do Tapajós’, Santarém atrai cerca de 25% dos turistas do Pará, que buscam sol, floresta, praias fluviais, sabores e manifestações culturais. O município também é destino de cruzeiros internacionais, recebendo uma média de 30 navios por ano.
O distrito de Alter do Chão, a praia mais conhecida do município, foi escolhida pelo Prêmio UPIS como o melhor destino turístico do Brasil em 2021 e 2022, e em 2009 pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo.
2.2 Cultura e gastronomia no Pará
Além das belezas naturais, o Pará se destaca pela rica gastronomia e a cultura. Santarém, por exemplo, é a terra onde nasceu o maestro Wilson Dias da Fonseca (Maestro Isoca) e onde cresceu e estudou o violonista Sebastião Tapajós, dois grandes representantes da cultura paraense.
O município também oferece casarões coloniais e um museu que abriga grande acervo da cerâmica tapajônica.
3. Atualização dos cadastros
O secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, ressalta a importância dos municípios manterem seus cadastros atualizados. As informações permitem ampliar a potencialidade do turismo paraense em todo o território nacional.
4. Como integrar o Mapa do Turismo Brasileiro
Para fazer parte do Mapa, os municípios precisam cumprir requisitos obrigatórios de estruturação de gestão municipal. Entre eles, comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo, possuir prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo ativa.
Os municípios interessados podem acessar o site do Mapa do Turismo(https://www.mapa.turismo.gov.br/) para mais informações.
5. A importância da renovação do Mapa
A renovação do Mapa ocorre anualmente, e o município pode se registrar no sistema em qualquer época. A Gerência de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur é responsável por coordenar e verificar a inclusão no Mapa, mas é incumbência do município fornecer ao Sistema do Mapa do Turismo os dados essenciais que demonstrem o atendimento aos critérios.
Dados do Mtur de maio deste ano mostram que 2.477 municípios e 335 regiões turísticas, que possuem vocação ou que são impactados pelo setor de viagens no País, foram cadastrados no Mapa do Turismo do Brasil.
Fonte: Governo PA(https://www.agenciapara.com.br/noticia/46460/mais-oito-municipios-do-para-integram-o-mapa-do-turismo-brasileiro#0b8ace59-6306-43c2-ba71-b475e86475d4)
Para informações adicionais, acesse o site